

Nove mandados de prisão e de busca e apreensão contra cinco investigados por roubo de insumos agrícolas em propriedades rurais em Rondonópolis foram cumpridos na manhã desta sexta-feira (31). Segundo a Polícia Civil de Mato Grosso, as investigações da Operação Patriarca estimam que grupo investigado tenha causado prejuízo na ordem de R$ 500 mil. Entre os envolvidos, quatro são da mesma família – pai, filhos e sobrinho.
Além de Rondonópolis, são cumpridos mandados judiciais em Várzea Grande. A operação conta com apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado.
- Três toneladas de sementes contrabandeadas da Bolívia são apreendidas em Mato Grosso
Roubo em fevereiro culminou operação
A operação foi originada, conforme a Polícia Civil, após o registro de um rouboem 21 de fevereiro deste ano em uma propriedade localizada na região de Sete Placas, na zona rural de Rondonópolis, quando um grupo de oito criminosos, encapuzados e armados, anunciou a ação e manteve os funcionários da fazenda em cárcere privado.

Foto: Polícia Civil de Mato Grosso
O fato é investigado pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município.
As vítimas foram mantidas em cárcere privado por aproximadamente 12 horas, enquanto o roubo dos produtos agrícolas era realização. Na ação foram levadas, aproximadamente, 70 toneladas de fertilizantes, 40 toneladas de soja, uma camionete GM/S10, dinheiro em espécie e outros objetos pessoais das vítimas.
- Treze mandados são cumpridos em MT e SC por roubo de cargas agrícolas
Caminhão com fertilizantes chegou a ficar atolado
Relatos das vítimas revelam que a soja roubada foi carregada em um caminhão da própria fazenda e teria sido descarregada em local desconhecido. O caminhão teria retornado à fazenda.
Já para o roubo do fertilizante, o bando utilizou dois caminhões com semirreboques, trazidos pelo próprio do grupo criminoso para transportar o produto. Um dos caminhões, com 40 toneladas do fertilizante, ficou atolado com a carga durante a fuga. De acordo com as investigações os autores do crime retornaram para a propriedade rural e subtraíram mais três tratores para tentar desatolar o veículo, mas não conseguiram e abandonaram a carga. Depois disso, eles roubaram a camionete S10 branca, para auxílio na fuga.
Parte do material roubado chegou a ser recuperado após o crime pela Derf de Rondonópolis, que iniciou as investigações que desencadearam a Operação Patriarca.

Foto: Polícia Civil de Mato Grosso
Investigado havia trabalhado na fazenda
- Caminhão com carga de soja avaliada em R$ 100 mil é recuperado em Mato Grosso
Um dos suspeitos, apontaram as investigações, chegou a prestar serviços na fazenda roubada e foi o responsável por fornecer detalhes específicos e informações privilegiadas para os demais executores do crime. Ele estava na propriedade quando os fertilizantes foram adquiridos e descarregados no galpão da fazenda; e perguntou a outros funcionários que tipo de produto estava sendo armazenado, ou seja, ele tinha conhecimento que no local havia uma grande quantidade de fertilizantes.
“Durante as investigações foram coletadas e analisadas imagens de câmeras de segurança, ouvidas testemunhas e reunidas outras provas que não deixam dúvidas quanto à participação dos indiciados nos crimes”, pontua o delegado titular da Derf, Santiago Sanches.
Os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão foram deferidos pelo Juízo da 3a Vara Criminal da Comarca de Rondonópolis.
O nome da operação faz alusão a uma das famílias mais conhecidas do crime conhecida como “Família Patriarca”, da famosa máfia italiana Cosa Nostra” que agia nos Estados Unidos no século XX.
Editado por:Viviane Petroli, de Rondonópolis (MT)
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real







