Início Meio Ambiente Fórum Mundial da Água divulga Declaração Ministerial; conheça os principais pontos

Fórum Mundial da Água divulga Declaração Ministerial; conheça os principais pontos

100
0
Google search engine
  Arquivo/Governo de Brasília             Fórum Mundial da Água divulga Declaração Ministerial; conheça os principais pontos
Recursos Hídricos
Documento estabelece compromissos a serem seguidos para garantir o acesso à água e ao saneamento em todo o mundo
Ministros e chefes de delegações de mais de 100 países assinaram, na última terça-feira (20), a Declaração Ministerial do 8º Fórum Mundial da Água. Intitulado “Chamamento urgente para uma ação decisiva sobre a água”, o documento reconhece que as nações precisam tomar medidas para enfrentar os desafios relacionados à água e ao saneamento.

Confira abaixo os principais pontos da declaração:

Mais de 97% dos lares brasileiros recebem água canalizada Empenho político

Os ministros fazem um apelo para que haja mais empenho político para  superar os desafios que envolvem a escassez de água e a alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Mais de 97% dos lares brasileiros recebem água canalizada Mudanças no clima

O documento atenta também para a necessidade de os governos elaborarem estratégias de adaptação à mudança do clima, para assim “alcançar um acesso universal e equitativo à água potável segura e acessível”.

Mais de 97% dos lares brasileiros recebem água canalizada Países em desenvolvimento

A declaração prevê a alocação de recursos financeiros “para a promoção e o investimento em gestão integrada e sustentável da água, especialmente orientada para os países em desenvolvimento”. O objetivo é dar atenção aos “desafios, vulnerabilidades e riscos específicos” desses locais.

Entenda como a água chega aos lares brasileiros Direitos humanos

O texto lembra que o acesso à água e ao saneamento básico são direitos humanos fundamentais e reforça “a necessidade urgente de respeitar o direito de todos os seres humanos, independentemente da sua situação e localização”.

Entenda como a água chega aos lares brasileiros Jovens

Os ministros e chefes de delegações também se comprometeram a “promover o potencial da geração jovem como agentes de mudança e inovação na busca de soluções para desafios de água e saneamento”.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do 8º Fórum Mundial da Água