Imagem ilustrativa / divulgação
Pesquisa do Instituto Igarapé escrita por agentes da PolÃcia Federal brasileira aponta possÃveis cenários pós-conflito
      O Instituto Igarapé lança hoje relatório sobre o acordo de paz entre governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Colômbia e as Farc: cenários pós-conflito e repercussões regionais, de Guilherme Damasceno Fonseca e Christian Vianna de Azevedo, chama atenção para possÃveis desdobramentos do sucesso ou fracasso do acordo para o Brasil.
O paÃs escolhe novo presidente no próximo domingo. O resultado será decisivo para o futuro do acordo com as Farc, que ainda precisa de regulamentação para a transição à legalidade.  “Um eventual insucesso do processo de paz com as Farc poderia impactar futuras iniciativas similares com outros grupos guerrilheiros, como o ELN. Regionalmente, isso poderia fomentar ainda mais a expansão transnacional das organizações criminosas colombianas, que, há décadas, se associaram com o crime organizado brasileiro, por exemploâ€, analisam Guilherme Damasceno e Christian Vianna, pesquisadores e agentes da PolÃcia Federal brasileira.
*INSTITUTO IGARAPÃ
Sobre os autores
Guilherme Damasceno Fonseca é agente de PolÃcia Federal há 20 anos. Mestre em Relações Internacionais pela PUC Minas e co-autor do livro Passaporte para o Terror: Os voluntários do Estado Islâmico, possui graduação em Direito pela Faculdades Milton Campos e em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui pós-graduações em Direito Público, Execução PolÃticas de Segurança Pública e em Direito Constitucional. É especialista em PolÃticas e Estratégias de Defesa e Combate ao Crime organizado Transnacional, ambos pela National Defense University de Washington DC. Participa dos grupos de pesquisa Terrorism Research Initiative, da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Terrorismo e Violência PolÃtica, Grupo de Estudos Oriente Médio e Magreb da PUC Minas e Grupo de Pesquisa Religião, Pluralismo e Diálogo da PUC Minas.
Christian Vianna de Azevedo é agente de PolÃcia Federal há 17 anos. Doutorando em Relações Internacionais pela PUC Minas e mestre em Relações Internacionais pela mesma universidade, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. É também Especialista em Estratégia e PolÃticas de Defesa pela National Defense University/EUA e em Combate ao Crime Organizado Transnacional pela National Defense University/EUA. É ainda pesquisador da Terrorism Research Initiative – TRI – no Brasil, da Rede de Pesquisa em Terrorismo, Contraterrorismo e Crime Organizado da Academia Nacional de PolÃcia, e do Grupo de Estudos de Oriente Médio e Magreb da PUC Minas.