Início CIDADANIA Geo-Obras Cidadão: ferramenta digital de fiscalização e controle de obras públicas ...

Geo-Obras Cidadão: ferramenta digital de fiscalização e controle de obras públicas é apresentado pelo TCE-MT

122
0
Google search engine
  banner menor - versão 02 TCE/MT

      Geo-Obras Cidadão é uma ferramenta digital de fiscalização e controle de obras públicas desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso especialmente para que os internautas possam acompanhar e verificar a execução das mais de 15 mil obras públicas em andamento nos 141 municípios mato-grossenses. 

                    Em evento realizado na  quinta-feira (04.05), na Escola Superior de Contas, o Sistema Geo-Obras Cidadão foi apresentado para um público formado por mais de 500 estudantes universitários e do ensino médio, conselheiros estaduais e municipais de Cuiabá e Várzea Grande, além de representantes de entidades da sociedade civil organizada. O Geo-Obras Cidadão é uma ferramenta digital de fiscalização e controle de obras públicas desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso especialmente para que os internautas possam acompanhar e verificar a execução das mais de 15 mil obras públicas em andamento nos 141 municípios mato-grossenses.

Secretária da SAI, Cassyra Vuolo fez a apresentação do sistema Geo-Obras

          O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Antonio Joaquim, participou da abertura com uma palestra em que desafiou os estudantes presentes a assumirem o protagonismo político e o pleno exercício de sua cidadania começando pelo uso do Geo-Obras, para atuarem como fiscais da sociedade de uma forma direta e efetiva. O conselheiro lembrou que o módulo Geo-Obras pode ser acessado a qualquer hora e lugar, bem como pode ser utilizado para denunciar ao TCE-MT, por meio de sua Ouvidoria, qualquer irregularidade observada em uma obra pública, seja em Cuiabá e Várzea Grande, quanto em qualquer um dos municípios do interior.

O Geo-Obras Cidadão é para as pessoas, ele permite que o cidadão encaminhe vídeos e fotos ao Tribunal, denunciando as eventuais irregularidades, e nós vamos dar consequência a estas denúncias, levando-as às últimas consequências” Antonio Joaquim, presidente do TCE-MT 

            “O Geo-Obras Cidadão é para as pessoas, ele permite que o cidadão encaminhe vídeos e fotos ao Tribunal, denunciando as eventuais irregularidades, e nós vamos dar consequência a estas denúncias, levando-as às últimas consequências”, assegurou o conselheiro. Antonio Joaquim destacou ainda que o módulo Geo-Obras Cidadão, que está acessível no portal da Corte de Contas na internet, é um dos canais de participação do cidadão no processo de controle externo da gestão pública. Para o presidente do Tribunal, só com a efetiva participação da sociedade, a corrupção, o desperdício e a má qualidade dos serviços e obras públicas podem ser combatidos, reduzidos e mantidos dentro de patamares civilizados. “Não existem milagres nessa questão. Não existem salvadores da Pátria, o único caminho é a participação ativa da sociedade na política e na gestão pública por meio do voto, dos conselhos sociais setorais e com o uso de ferramentas como a que estamos oferecendo aos cidadãos mato-grossenses”, disse Antonio Joaquim.

 

                 O evento de divulgação do Geo-Obras Cidadão foi uma iniciativa da Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI) do TCE-MT, sob gestão de Cassyra Vuolo. A apresentação teve dois pilares: divulgar a nova ferramenta de fiscalização criada e disponibilizada à população pelo TCE-MT, qualificando o público presente a utilizá-la, e reforçar junto à sociedade as informações sobre o novo modelo de fiscalização adotado pelo Tribunal de Contas na atual gestão do presidente Antonio Joaquim, que segue critérios de relevância, risco e materialidade. “Estamos estimulando o cidadão não apenas a conhecer os seus direitos, mas também a cumprir com o seu dever de exercer o controle social”, destacou Cassyra Vuolo.

Participaram ainda do evento representantes das instituições parceiras do Tribunal de Contas como o TJMT, TCU, CGU, Ministérios Público Federal e Estadual, Caixa Econômica Federal, UFMT, e várias entidades da sociedade civil organizada.

O que é o Geo-Obras Cidadão?

O módulo Geo-Obras Cidadão é um sistema original, inédito no Brasil, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TCE-MT a partir do Sistema Geo-Obras, criado em 2009, para atender aos auditores da Corte de Contas.

O Geo-Obras Cidadão apresenta uma interface intuitiva, de fácil operação pelo usuário, que pode acessar informações detalhadas sobre mais de 15 mil obras públicas cadastradas em seu banco de dados.

O módulo permite ainda que o cidadão internauta, por meio de tabletes, smartphones, notebooks ou computadores pessoais, localize qualquer obra por meio do Google Maps. O canal permite ainda o envio de fotos, filmes e docum