Início COMUNIDADE EM PAUTA Georrefenciamento e combate a perdas marcam saneamento nos 39 anos de Colíder

Georrefenciamento e combate a perdas marcam saneamento nos 39 anos de Colíder

70
0
Google search engine

MENSAGEM

 Concessionária de água e esgoto desenvolve ações que possibilitam pleno cumprimento do Plano Municipal de Saneamento Básico, elaborado pela UFMT

             Acompanhando o cenário de crescimento de Colíder, a concessionária responsável pelos serviços de saneamento do município celebra o aniversário de 39 anos da cidade com ações que possibilitam pleno cumprimento do Plano Municipal de Saneamento Básico. A Águas Colíder destaca o projeto de georreferenciamento e combate às perdas como medidas importantes para a rotina da comunidade. Ambas visam o crescimento dos índices de tratamento e qualidade do serviço prestados.

            Consciente da importância do saneamento na vida dos colidenses, a concessionária iniciou estudos de investimento baseados no Plano Municipal de Saneamento Básico, elaborado pela Universidade Federal de Mato Grosso, a UFMT, e concluído este ano. A companhia prevê que os resultados das análises nos sistemas apontem os investimentos necessários para atendimento à população.

               “Operar o saneamento não é uma tarefa simples. Ao longo do ano a companhia direcionou seus investimentos a fim de acompanhar o crescimento do município. Estamos contentes em participar e comemorar mais um ano de Colíder. Podemos apontar os projetos de georreferenciamento e combate às perdas como ações significativas para o aniversário de Colíder. Afinal, essas ações proporcionaram a curto, médio e longo prazo melhorias no serviço entregue à população. Ações que refletem no dia a dia de cada morador e impactam, diretamente, a qualidade de vida da população”, afirma o diretor operacional da Iguá Mato Grosso, André Silva.

      A Águas Colíder intensificou campanhas de conscientização em prol da sustentabilidade, consumo consciente e otimização dos sistemas de água e esgoto. Já o projeto de georreferenciamento tem como foco a atualização e levantamento da base cadastral do sistema. O resultado da ação indica, com assertividade, as necessidades de infraestrutura para aprimorar o serviço prestado pela companhia.

             Além do georreferenciamento, a Águas Colíder também iniciou outro significativo projeto em 2018, o da modelagem hidráulica do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A ação envolve o reestudo da capacidade atual do sistema produtor e distribuição de água e do sistema de coleta e tratamento de esgoto, e tem como objetivo apontar os investimentos estruturais necessários.

          Tanto a modelagem hidráulica quanto o georreferenciamento encontram-se em fase final. A previsão da companhia é que ambos projetos sejam lançados em um evento, no início do próximo ano, em comemoração aos 40 anos do município.

        Sobre a Águas Colíder – A Águas Colíder assumiu o serviço de água e esgoto no município com a responsabilidade de atender uma população de 25 mil pessoas.  A concessionária faz parte da Iguá Saneamento, companhia que atende cerca de 6,6 milhões de clientes e está presente em cinco estados brasileiros, por meio de 18 operações.

        Sobre a Iguá – A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações, que, somadas, beneficiam cerca de 6,6 milhões de pessoas. O alcance da prestação de serviços coloca a companhia entre os principais operadores privados do setor de saneamento no país. O nome Iguá é uma referência direta ao universo de atuação da companhia: em tupi-guarani, “ig” quer  dizer água.