Início COMUNIDADE EM PAUTA Gesto de amor em meio à dor: doação de órgãos salva três...

Gesto de amor em meio à dor: doação de órgãos salva três vidas no Nortão de MT

91
0
Google search engine

Procedimento realizado no Hospital Regional de Sinop possibilitou a doação de dois rins e um fígado

Luiza Goulart | SES-MT

A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou a 17ª captação de múltiplos órgãos de 2025 neste domingo (21.12). O procedimento foi realizado no Hospital Regional de Sinop, das 11h18 às 15h36.

Foram captados três órgãos, sendo dois rins e um fígado, que vão salvar a vida de três pacientes.

A cirurgia foi realizada pela equipe de captação habilitada e credenciada de múltiplos órgãos de Mato Grosso e contou com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

“Temos que enaltecer o excelente trabalho da Central Estadual de Transplantes e do Hospital Regional de Sinop pela realização da captação e agradecer a família doadora, que em um momento de luto, teve esse gesto de solidariedade de doar os órgãos de seu familiar e salvar vidas”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

Segundo a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, as captações de órgãos têm sido cada vez mais frequentes neste ano e já foi possível superar o total de 13 procedimentos realizados no ano passado.

“Obtivemos 42 órgãos nas 17 captações de múltiplos órgãos deste ano, sendo dois corações, 12 fígados e 28 rins. Em 2024, foram captados 36 órgãos ao todo”, explicou.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, acrescentou que o avanço é resultado das capacitações realizadas pela Secretaria voltadas ao processo de doação de órgãos e tecidos.

“Mais de 400 profissionais já foram treinados neste ano. Além disso, Mato Grosso teve uma equipe habilitada para a realização de captação de múltiplos órgãos pela primeira vez. Isso representa mais celeridade no processo, já que não dependemos da disponibilidade e deslocamento de uma equipe de fora do Estado”, afirmou a coordenadora.

Esta é a terceira captação de múltiplos órgãos realizada no Hospital Regional de Sinop desde outubro deste ano.


Crédito – SES-MT