
Â
|
|
       Ao longo de 2015, o Governo de Mato Grosso abriu 210 frentes de trabalho em rodovias estaduais beneficiando os cidadãos de todas as regiões do Estado. Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e LogÃstica (Sinfra) foram realizadas diversas ações, entre elas a construção de novas estradas, inÃcio de duplicações, concretização de parcerias com municÃpios e reconstrução de rodovias que antes estavam repletas de buracos.
        “Demos inÃcio a obras rodoviárias que contribuem com o aumento da qualidade de vida do cidadão, estimulam o desenvolvimento econômico, além de facilitar o acesso a serviços públicos, o escoamento da produção agrÃcola e o intercâmbio de mercadorias e pessoasâ€, declarou o secretário da Sinfra, Marcelo Duarte.
     Todas essas ações fazem parte do programa “Pró-Estradasâ€, atualmente a maior iniciativa voltada a obras rodoviárias do Estado. O Pró-Estradas está dividido em obras de construção, reconstrução e manutenção de rodovias, e integra o “Transforma Mato Grosso†lançado pelo governador Pedro Taques.
Construção e duplicação
        O Governo autorizou 41 obras de construção de rodovias. Entre as obras avançadas esta a rodovia MT-220, onde a Sinfra construiu 37 km da estrada próximo ao distrito de Americana do Norte, beneficiando os moradores dos municÃpios de Tabaporã, Sinop, Porto dos Gaúchos, Juara e municÃpios do Norte do Estado.
        Além disso, foram retomadas as duplicações das rodovias Emanuel Pinheiro (MT-251) e Palmiro Paes e Barros (MT-040), sonhos antigos das pessoas que vivem na Baixada Cuiabana.
Reconstrução
          A Sinfra também começou a reconstrução de nove rodovias que estavam deterioradas devido à falta de manutenção nos anos anteriores.
         Entre as rodovias, o Estado reconstruiu 76 quilômetros da MT-060, entre Nossa Senhora do Livramento e Poconé, e os 10 km da rodovia MT-251 entre o trevo de acesso ao Lago do Manso e o Balneário Mutuca.
Manutenção
         O Estado fez a manutenção da malha rodoviária com ações pontuais. Neste ano, a Sinfra criou as chamadas Equipes Sinfra, que taparam buracos em diversas rodovias.
A conservação e manutenção preventivas são realizadas pelas equipes da Sinfra responsáveis pelos serviços de roçada lateral das marginais das rodovias e os reparos pontuais do pavimento, conhecido como tapa-buracos.
São oito equipes presentes nas estradas do interior. Somente na região de Rondonópolis, por exemplo, duas equipes já prestaram a manutenção pelas MTs 270, 299 e 370.
Rodovias não pavimentadas
No caso das rodovias não pavimentadas (de chão batido), também houve uma série de ações. A Secretaria concretizou a parceria com as prefeituras para atender de forma emergencial as rodovias estaduais que cortam os municÃpios.
A Sinfra fechou 117 Termos de Cooperação Técnica (TCTs) com prefeituras interessadas em auxiliar o Estado. Por meio dessas parcerias, o Governo distribuiu 2.680 milhões de litros de combustÃvel para os municÃpios e, em contrapartida, as prefeituras disponibilizam a mão de obra, bem como fez a elaboração do plano de trabalho. Outros municÃpios ainda podem aderir.
Confira abaixo gráfico detalhado das frentes de trabalho:Â
| Frentes de Serviço – Rodovias Pavimentadas | |
| Pró-Estradas Construção | 41 |
| Pró-Estradas Construção (Duplicações) | 2 |
| Pró-Estradas Reconstrução | 9 |
| Pontes de Concreto/ Metálicas | 8 |
| TCTs com Prefeituras | 4 |
| Equipes Sinfra | 8 |
| Total na Rod. Pavimentada | =>72 |
| Frentes de Serviço – Rodovias Não Pavimentadas | |
| Patrulhas Rodoviárias | 21 |
| TCTs com Prefeituras | 117 |
| TOTAL - Frentes de Serviço SINFRA   è 210 | |








