Sérgio Ober – Assessor de Imprensa da Câmara
Â
      Uma equipe da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), liderada pelo gerente da PolÃcia Comunitária de Mato Grosso, tenente coronel Sizieboro Elvis de Oliveira Barbosa, está em ColÃder para definir a implantação de câmeras de monitoramento na cidade. Uma pequena solenidade marcou o inÃcio do trabalho na manhã desta quarta-feira (12/04).  Participaram vários representantes da sociedade, como o presidente da Câmara Municipal, Rica Matos, o comandante da 3ª Companhia de PolÃcia Militar de ColÃder, tenente Coronel Sebastião Gonçalo de Campos Pereira, o delegado de PolÃcia Civil, Ruy Guilherme, e o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg), Claudinei Aparecido Tosta. Técnicos e especialistas em segurança pública percorreram ruas e avenidas da cidade para estudar os pontos estratégicos para a instalação dos equipamentos. O projeto prevê 10 câmeras, mas há a possibilidade desse número chegar a 28. O monitoramento facilita o trabalho de logÃstica, fornece informações importantes para a polÃcia e otimiza o deslocamento das viaturas.
        “Com o sistema de videomonitoramento por câmeras vai ser possÃvel conciliar tecnologia, ações de inteligência e o combate à criminalidade em ColÃderâ€, destaca Rica Matos. A vinda da equipe do governo estadual é resultado das reivindicações apresentadas pelos vereadores durante audiência, em Cuiabá, com o vice-governador Carlos Fávaro, o secretário estadual de Segurança Rogers Jarbas e deputados. O Conseg também reforçou a cobrança.
      “Realizamos um levantamento técnico dos locais onde possamos instalar os equipamentos do sistema de videomonitoramento através de parcerias. Visitamos locais previamente escolhidos pela PolÃcia Militar e pela PolÃcia Civil e ainda hoje estaremos apresentando o projeto técnico à população de ColÃder e mostrar o ganho que tem o municÃpio com as ações preventivas de segurançaâ€, explica o tenente coronel Elvis.
        Todas essas informações sobre locais, tipo de equipamentos, custos e fonte dos recursos serão repassadas à comunidade na reunião que será realizada ainda nesta quarta-feira (12), a partir das 19h30, no Centro de Eventos. (Fotos e colaboração: Juliana Manni)