Idosos poderão ter atendimento prioritário na rede pública de saúde

    194
    0
    Google search engine
    LABORATÓRIO S JOSÉ
    PUBLICIDADE

    Conforme o IBGE, existem quase 20 milhões de pessoas idosas no Brasil

    IDOSOS

                            A Câmara de Vereadores de Cuiabá pode tornar o atendimento a idosos prioritário na rede pública de saúde. O projeto de lei, do vereador e o médico Ricardo Saad (PSDB), foi apresentado na última semana para garantir melhorias no atendimento às pessoas com 60 anos ou mais, seguindo ao que determina o Estatuto do Idoso.

                         O projeto vai garantir rapidez ainda nas consultas e exames médicos, que não poderão exceder ao prazo máximo de sete dias em toda rede pública do município. O mesmo prazo é valido para consultas com médicos especialistas e atendimento médico ambulatorial. Já nos casos em que for constatada a necessidade de intervenção cirúrgica, sua realização não poderá exceder 30 dias da data da constatação.

                     Se aprovada e sancionada a lei, e o atendimento não for realizado no prazo legal, o paciente poderá reclamar junto à Secretaria Municipal de Saúde e a Ouvidoria do Município que deverá instaurar procedimento administrativo para apurar as responsabilidades, no prazo de 30 dias a contar do recebimento da reclamação.

                       “É indiscutível o fato de que os idosos são os que mais sofrem com este e, por sua vez, os que mais necessitam dos seus serviços. Contudo, o que temos assistido em nosso estado é um franco desrespeito à Lei e aos idosos”, relatou o autor do projeto.

                                                                              A cada ano o país registra o crescimento expressivo das pessoas com mais de 60 anos. Conforme dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), existem  quase 20 milhões de pessoas idosas no Brasil que representa 11% da população. Diariamente, milhares deles morrem por todo o país devido a negligência do mal atendimento em muitos serviços de saúde pública.blogdoantero