Ela quase chegou lá por duas vezes. Dessa vez não quer perder a chance de jeito nenhum. É por isso que a Ãndia Bakairi,Larissa Tyuiaki, 14 anos, treina firme para ser a primeira mato-grossense a conquistar o tÃtulo de campeã de Luta OlÃmpica dos Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional, que começa na próxima segunda-feira (19), na cidade de João Pessoa (PB).Â
         Mas ela sabe que precisa manter a concentração e o foco para não ficar no quase de novo. Nas duas últimas edições, o nervosismo a atrapalhou para conquistar a tão sonhada medalha dourada. Dois anos depois, mais experiente, ela espera controlar os nervos e fazer história como a primeira lutadora mato-grossense a conquistar uma medalha de ouro na principal competição escolar do paÃs.
          A Ãndia Bakairi despontou em 2014 durante os Jogos Escolares da Juventude em Mato Grosso. Na oportunidade ela venceu as disputas regionais e se credenciou para representar o Estado na etapa nacional da competição. Logo em seu primeiro ano de brasileiro, ela faturou a medalha de bronze. No ano passado Larissa melhorou ainda mais o rendimento e conquistou a medalha de prata.
Disputam os jogos em João Pessoa estudantes da categoria B (de 12 a 14 anos). A competição será dos dias 20 a 29 deste mês nas modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rÃtmica, judô, luta olÃmpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.
A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o paÃs. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de quatro mil cidades participantes.