Indicação da vereadora Joize Marques mostra a importância de ser ofertada mais refeições aos paciente de hemodiálise e que seja implantado o Programa Consultório na Rua
Em sessão no plenário da Câmara Municipal, a parlamentar Joize Marques apresentou duas indicações ao poder executivo.
Sua primeira indicação tem o intuito de mostrar a importância de que seja ofertado mais refeições a estes pacientes, pois os mesmos recebem apenas uma marmita no almoço e nem todos possuem condições financeiras para comprar lanches em todas as viagens, ou seja estudado a possibilidade de conceder auxilio tratamento, afim de ajudá-los no tratamento contínuo renal, bem como, que o vínculo de transporte dos pacientes de hemodiálise sejam exclusivo a estes pacientes respeitando a saúde fragilizada e resguardando a imunidade dos mesmos.
Conforme é de conhecimento de todos, o tratamento de hemodiálise é um tratamento agressivo e cansativo, pois estes pacientes ficam sujeitos a máquina de hemodiálise por 4 a 5 horas, e ao terminarem a sessão estão esgotados. Também é sabido que o paciente renal crônico não produz hormônios renais e possuem o imunidade baixa, saúde delicada, não é prudente e nem correto que estes pacientes sejam transportados em um mesmo veículo com outros pacientes de enfermidades diversas, principalmente no momento ainda delicado que estamos vivendo, pois a Covid-19 não acabou”.
Sua segunda indicação tem como objetivo mostrar a importância de que seja implantado no município de Colíder o Programa Consultório na Rua, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Em nosso município já existe um número expressivo de moradores de rua em estado de vulnerabilidade, indico que seja implantado no município de Colíder o Programa Consultório na Rua, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. O consultório na Rua é um programa do Governo Federal, lançado desde 2011, que compõe a Política Nacional de atenção básica e atende a população em situação de rua com abordagem multiprofissional. Um Projeto Prioritário de atenção primária de levar para aqueles que mais precisam à assistência à saúde e à dignidade da pessoa humana.