Início Colider Em Evidência Iniciativa Conjunta entre a Ong Ambiental Carapá Vivo, Parceiros e Voluntários Promove...

Iniciativa Conjunta entre a Ong Ambiental Carapá Vivo, Parceiros e Voluntários Promove em Colider o ‘Dia da Coleta de Sementes de Árvores Nativas’

246
0
Google search engine

                A iniciativa conjunta entre a Associação Ambiental Carapá Vivo e a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Vale do Teles Pires de Colider, demonstra um esforço notável em prol da preservação ambiental e da restauração dos ecossistemas locais. A realização do Dia de Coleta de Sementes de Árvores Nativas, ocorrido em 12 de agosto no Sítio Bela Vista, propriedade de Noé Soares, com a presença de vários voluntários ambientalistas, dentre indígenas, acadêmicos, biólogos e outros é um exemplo concreto desse compromisso em Colider.

          A colaboração entre a Ong Carapá Vivo, Ministério Público,  Sicredi, UNEMAT, Indígenas, Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Médio Teles Pires, Professores atuantes e aposentados e empresários locais reflete a importância das parcerias para enfrentar desafios ambientais significativos. E a disponibilização do sítio para receber a equipe Carapá Vivo foi sem dúvida  um gesto louvável de cooperação e compromisso com a preservação do meio ambiente, da parte de Noé Soares e sua família.

          A coleta de sementes de árvores nativas da região desempenha um papel fundamental na promoção da biodiversidade e na restauração de ecossistemas degradados. Essas sementes coletadas serão cultivadas no Viveiro da Unemat, e transformadas em mudas contribuirão para o reflorestamento de nascentes e áreas degradadas, uma das ações Carapá Vivo e parceiros em cumprimento ao PRAD (Programa de Recuperação de Áreas Degradadas da Bacia Hidrográfica do Rio Carapa), que consiste na Revitalização de nascentes, rios e afluentes. Projeto esse  especialmente significativo em um contexto onde nascentes em grande número estão afetadas por processos de degradação ambiental, urbanização e desmatamento.

              Agradecimentos especiais vão à todos e a todas engajados nessa atividade, que doaram seu tempo e esforços para a coleta de sementes e, consequentemente, para a promoção da sustentabilidade ambiental. Sendo digno de reconhecimento o imprescindível apoio da UNEMAT campus Colider, que através de diretores, acadêmicos e colaboradores atuaram diretamente na ação, como o motorista do ônibus que conduziu a equipe à campo, grande demonstração de um compromisso sólido com a causa. Valendo salientar que a próxima grande ação em campo de Carapá Vivo com parceiros e voluntários será no dia 16 de setembro, alusiva ao Dia Mundial da Limpeza, somando aos 197 países e territórios e aos 71 milhões de voluntários que se unem em todo mundo para Limpar o Planeta. Em Colider local e horário ainda a definir.

          ”Em um momento em que a conservação ambiental é de extrema importância, a colaboração entre os parceiros Carapá Vivo é um exemplo inspirador de como ações locais podem ter um impacto positivo e significativo no meio ambiente e na comunidade em geral. A revitalização das nascentes degradadas é um passo fundamental para garantir um futuro mais sustentável e saudável para as gerações futuras. Muito obrigado a todos os voluntários compromissados com a causa ambiental”, enfatiza Eliel Mota, Presidente da  Ong Ambiental Carapá Vivo

DLuz/Da Assessoria

Fotos: Assessoria