

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para Mato Grosso e outros 21 estados, alertando para o perigo potencial de chuvas intensas. Válido até esta terça-feira (19.03), o alerta abrange diversas regiões do estado, incluindo Centro-Sul, Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Norte Mato-grossense.
Desde ontem, o país tem enfrentado instabilidades climáticas que persistem até o último dia do verão. Com a chegada do outono nas primeiras horas desta quarta-feira (20/03), a previsão é de que as condições meteorológicas continuem instáveis.
Segundo o Inmet, as chuvas podem atingir entre 20 e 30 mm por hora, com acumulações de até 50 mm por dia. Além disso, ventos intensos com velocidades entre 40 e 60 km/h estão previstos. Embora haja baixo risco de corte de energia elétrica, o alerta adverte para possíveis quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
De acordo com instruções publicadas pelo Inmet, em caso de rajadas de vento, é recomendado evitar abrigar-se debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É sugerido ainda evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período de instabilidade.
Da redação







