Semana busca reduzir estoque de processos com dÃvidas pendentes, que representa cerca de 55% do total em tramitação em Mato Grosso
Patrões e empregados com processos trabalhistas em fase de execução podem pedir, a partir da próxima segunda-feira (1º/07), para participar das pautas especiais de tentativa de conciliação a serem criadas pelas varas no estado. A medida pode evitar eventuais ações restritivas que visem o pagamento da dÃvida, como a penhora e a venda de bens em leilão judicial.
A proposta para resolução amigável pode ser feita diretamente na vara do trabalho onde o processo tramita ou por meio do aplicativo “Quero conciliarâ€, disponÃvel na página do Tribunal mato-grossense na internet (www.trt23.jus.br). Basta clicar no banner respectivo, localizado no canto superior direito do site.
Em 20 de setembro, último dia do evento, será realizado o Leilão Regional pelo TRT/MT, que reunirá os bens penhorados em todo o estado. O leilão ocorre de forma simultânea com outros tribunais do pais. Em Mato Grosso, os lances poderão ser dados de forma presencial ou mesmo pela internet.
Mesmo após serem impossibilitadas de questionar valores, alguns devedores tentam escapar do pagamento, o que acaba resultando em um estoque de processos pendentes. Em 30 de junho de 2018, por exemplo, os processos trabalhistas nessa fase representava quase 55% (43.997) de todos os que estavam em tramitação nas varas do trabalho do estado (80.576).