Início Justiça e Você Judiciário lança campanha de economia de impressão

Judiciário lança campanha de economia de impressão

146
0
Google search engine

 Da Assessoria TJMT

              O Poder Judiciário de Mato Grosso deu início à campanha de conscientização do uso das impressoras e redução do consumo de papel, pensando em sua responsabilidade ambiental e cooperação com o meio ambiente. A primeira ação da campanha é a distribuição de etiquetas informativas contendo o custo de cada impressão ao Poder Judiciário e o valor da resma de papel utilizada em cada departamento. As etiquetas serão coladas nas impressoras utilizadas em todas as unidades judiciárias do Estado.

                “Queremos conscientizar todos os servidores de que, quando eles efetuam uma impressão, quanto aquilo está sendo consumido dentro do Poder Judiciário”, explica o fiscal do contrato das impressoras e gerente de Suporte e Informação da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, Helton Corrêa da Matta.

               A segunda etapa da campanha será a divulgação de dicas para otimizar o uso das impressoras e reduzir o consumo de papel, tais como configurar a impressora para imprimir em frente e verso, ler os e-mails, documentos e páginas de internet na tela do computador, realizar a impressão de duas ou mais páginas em uma só folha, dentre outros.

                      De acordo com Helton, a expectativa de redução no volume de impressões é de 10 a 15% no início da campanha de conscientização, sendo projetada uma porcentagem ainda maior depois que os servidores compreenderem a importância da racionalização de impressões.

 Software – Desde fevereiro deste ano, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação está utilizando um software desenvolvido para monitorar todas as impressões realizadas no Tribunal de Justiça. Informações como o volume de impressão de cada coordenadoria, o tipo de impressão feita (colorida, preto e branco, frente e verso etc) e quais arquivos estão sendo impressos são acompanhadas detalhadamente pela CTI.

 “Essa ferramenta veio nos dar um grande apoio na parte de gestão, para saber exatamente qual é a demanda necessária por cada departamento. Isso vai nos ajudar também no estudo que estamos fazendo para a nova contratação, no sentido de adequar as cotas de impressão para esses departamentos”, saliente o fiscal.

 

 Mylena Petrucelli

Coordenadoria de Comunicação do TJMT