Início COMUNIDADE EM PAUTA Judiciário reabre inscrições para recrutamento de voluntários para atuar na Justiça Comunitária

Judiciário reabre inscrições para recrutamento de voluntários para atuar na Justiça Comunitária

116
0
Google search engine
Divulgação/TJMT           O Edital N. 01/2021-JC para novos candidatos ao serviço voluntário foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJe), é assinado pela presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas.
              O processo seletivo é direcionado ao cadastro de reserva de profissionais para as 20 comarcas do Estado que possuem Justiça Comunitária.
           As vagas para agentes comunitários são voluntárias e não possuem vínculo com o Poder Judiciário, nem remuneração. Como contrapartida ao serviço, há a indenização pelos gastos no desempenho do voluntariado no montante de R$500,00.
As inscrições devem ser realizadas de 16 a 27/05/2022 e a prova será aplicada no dia 19/06/2022.
VEJA OS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA ATUAR NA JUSTIÇA  COMUNITÁRIA
Para ser um agente comunitário, o interessado deve passar por um processo de recrutamento, conforme a disponibilidade de vagas para cada Comarca, conforme Edital publicado no Diário de Justiça Eletrônica do Poder Judiciário, sendo que a seleção será feita com base em prova, que contemplará questões objetivas, subjetivas e entrevista, para verificar o conhecimento do candidato acerca da Lei 8.161/2004, Regimento Interno da Justiça Comunitária e perfil de liderança, boa comunicação, conhecimento gerais e engajamento com o voluntariado.
  • São requisitos obrigatórios:
  1. Ensino médio completo;
  2. Idade mínima de vinte e um anos;
  3. Não possuir ligação com partido político ou cargo associativo (Exemplo: Ordem dos Advogados do Brasil – OAB);
  4. Ter idoneidade moral atestada por certidão ou comprovante obtido por meio de consulta eletrônica nos sites da Justiça Estadual e Federal;
  5. Ter disponibilidade para capacitação inicial;
  6. Ter disponibilidade de 8 horas semanais para o serviço voluntário e a educação continuada uma vez por mês.
  7. Não possuir acumulação de cargos, empregos e funções públicas;
  8. Não possuir relação de parentesco com qualquer servidor efetivo com função de confiança; servidor efetivo ocupante de cargo comissionado; servidor com cargo em comissão, contratado temporário, requisitado, cedido, estagiário e credenciado com o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso;
  •   Dos deveres do Agente:

O Agente de Justiça e Cidadania deverá comparecer semanalmente na sede da Justiça Comunitária de sua comarca, para assinar a lista de presença (de responsabilidade do Gestor local) e entregar as fichas de atendimento da semana, o relatório de atendimentos semanais e, ao final do mês, entregar também, o relatório de atividades mensal, além de assinar o recibo para o pagamento da verba indenizatória.