
Ferramenta “Quero Conciliar†facilita acordos na Justiça do Trabalho em Mato Grosso
Â
Â
Imagem divulgação / Web
        Lançado no inÃcio do mês de maio, o aplicativo “Quero Conciliar†do TRT de Mato Grosso já têm facilitado a resolução amigável de processos na Justiça do Trabalho no estado. Na segunda-feira (30), a 8ª Vara do Trabalho de Cuiabá realizou uma audiência de homologação de uma conciliação cuja intenção foi comunicada à Justiça por meio da ferramenta.
         O caso em questão trata de um processo movido por um ex-empregado de um hotel de Cuiabá. A empresa encerrou suas atividades sem pagar as verbas trabalhistas a que ele tinha direito.
        Ao todo, cinco trabalhadores foram dispensados e quatro deles, após entrar com a ação na Justiça do Trabalho, manifestaram o interesse de conciliar usando o novo aplicativo do Tribunal. O acordo, homologado pela juÃza Leda Borges, foi o segundo realizado nas varas da Capital envolvendo o hotel e seus ex-empregados.
Elogios
               Para os advogados Thompson José de Oliveira e Gustavo Nahsan, que representaram, respectivamente, trabalhador e a empresa, o aplicativo é uma ferramenta eficiente que deve tornar a Justiça do Trabalho no estado ainda mais célere, em especial pela facilidade das partes comunicar aos magistrados seu interesse em resolver o processo de forma pacÃfica.
               Entre os benefÃcios citados, além da rapidez, o uso do aplicativo traz também uma redução dos gastos decorrentes do pagamento de custas e despesas processuais.
           Ambos os representantes legais fizeram sugestões para que a ferramenta funcione ainda melhor. É o caso, como sugeriu o advogado Thompson, de se criar uma pauta extra (ou mesmo de se antecipar as audiências) para aqueles processos em que as partes já comunicaram o desejo de fazer o acordo. Isso, conforme destacou, prestigiaria e beneficiaria os processos cujas resoluções estão intimamente ligadas com a vocação da Justiça do Trabalho, que é conciliar.
           Já o advogado Gustavo Nahsan sugeriu que nos casos em que as duas partes consentirem quanto aos termos do acordo por meio do “Quero Conciliarâ€, seja realizada uma audiência prévia pela Justiça, sem que ocorra a contagem dos prazos processuais. A medida, segundo ele, traria maior segurança à s empresas, em especial caso o trabalhador venha a desistir do acordo durante o encontro realizado na Vara do Trabalho.
A ferramenta
            O “Quero Conciliar†possibilita que qualquer cidadão ou empresa que tenha processos tramitando nas varas ou mesmo no TRT de Mato Grosso possa fazer uma proposta de acordo pela internet a qualquer hora e lugar. A perspectiva do Tribunal, além da maior celeridade processual, é também conferir aos jurisdicionados o protagonismo na resolução de seus conflitos. Além disso, o aplicativo busca ainda desburocratizar os processos de conciliação.
            Para utilizá-lo, basta acessar o site do TRT, clicar no banner “Quero Conciliar†e informar o nome completo, número do processo e qual a proposta de conciliação. O pedido será encaminhado à vara do trabalho onde está o processo. O juiz analisa a proposta e entra em contato com as duas partes. Para acessar a ferramenta agora, clique aqui
http://portal.trt23.jus.br/ecmdemo/public/trt23/servicos/quero-conciliar
(Zequias Nobre)







