

Os nove primeiros servidores aprovados no concurso realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT) este ano tomaram posse nesta quinta-feira (15). Nesta sexta-feira (16), mais um candidato aprovado participa da solenidade e passa a integrar o quadro de servidores da Justiça do Trabalho em Marto Grosso.
Passaram a fazer parte do quadro permanente de pessoal do Tribunal os técnicos judiciários Gabrielle Farah, Bruna Santana, Marciel Santos, Arthur Santana e Ezequiel Severiano, além dos analistas judiciários Thiago Luiz Ito, Danielle Maria Montilho, Daniel Camargo e a oficiala de justiça Ivani Cordeiro. Nesta sexta (16) assume o servidor Lucas do Prado que será lotado na Coordenadoria de Comunicação Social, em Cuiabá.
A solenidade de posse foi conduzida pelo diretor-geral Marlon Rocha e pela secretária de Gerenciamento Humano em exercício, Andressa Nicole. O juiz auxiliar da Presidência, Angelo Cestari, também prestigiou os novos integrantes. “É sempre muito bom presenciar esse momento, que nos remete ao dia que nós mesmos tomamos posse e todos os obstáculos que sei que muitos enfrentaram. Seja bem-vindos, o TRT/MT é um local muito bom para trabalhar, mas que exige de todos nós o ritmo de excelência na prestação jurisdicional”, disse o magistrado.
Outros cargos vagos deverão ser preenchidos em 2023. Os de tecnologia da informação previstos no edital deverão ser providos também no próximo ano, após autorização do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Novos servidores
Dos nove empossados, Thiago é o único mato-grossense do grupo. Formado em Engenharia Elétrica pela UFMT, era servidor da Aeronáutica, onde atuou por 13 anos na área de suporte e controle de operação de voo. Casado e pai de dois filhos, ele disse que veio para o TRT em busca de novos desafios profissionais. “Eu gostava muito do meu emprego anterior, mas acho importante aprender e adquirir novos conhecimentos”, disse.
Natural de Passo Fundo (RS), Daniel terá que se acostumar com as altas temperaturas do estado. Já no trabalho, o servidor está muito bem ambientado, pois era técnico judiciário do TRT do Paraná. É formado em Direito e possui especialização em Direito e Processo do Trabalho.
O paraibano Ezequiel Severiano transformou sua vida nos últimos 12 anos. Até 2009, ele trabalhava em lavouras de algodão e só tinha até a 5ª série do Ensino Fundamental. Em 2010 concluiu o
Ensino Médio e foi aprovado na Universidade Federal da Paraíba, onde cursou Sistemas de Informação. Depois disso, já passou em cinco concursos públicos federais, o último deles como analista de informática do Instituto Federal de Goiás.
Gabrielle Farah é estreante na Administração Pública. A curitibana atuava como tradutora de Alemão e Inglês, trabalhando principalmente com empresas do segmento de turismo. Em 2019, decidiu seguir o exemplo do marido, que é servidor público municipal na Capital do Paraná. Seu empenho nos estudos serviu de inspiração para outras pessoas. “Acho que mostrei que é possível mudar de área e correr atrás de novas oportunidades, independentemente de sua formação acadêmica. Estou muito feliz com essa conquista”, salientou.
A oficiala Ivani reside em Rio Verde-GO. Formada em Direito, ela estudou quatro anos e meio para conseguir ser aprovada em concurso público. Nessa trajetória, fez várias provas em órgãos do Judiciário e contou com o apoio integral do marido. Muito emocionada durante a posse, ressaltou sua alegria. “É um momento único”.
Aos 22 anos, o ‘caçulinha’ da turma, Arthur Santana, é de Feira de Santana (BA). O concurso do Tribunal foi seu primeiro certame até aqui. Além das oportunidades profissionais, o rapaz também veio para Mato Grosso para estar mais próximo da namorada, que é cuiabana.
A paranaense de Campo Mourão, Danielle Montilho, era advogada da área trabalhista e criminal. A nova servidora comemora as mudanças que a vida trouxe em 2022, pois, além da nomeação no TRT, está com casamento marcado para este sábado (17). Ela começou a estudar para concursos em 2016 e fez inúmeras provas de TRTs. “Hoje realizei o sonho que tanto corri atrás”, afirmou cheia de entusiasmo.
Mineira de Viçosa, Bruna Santana acumula a experiência dos tempos de advocacia e outros cargos exercidos no serviço público. Seu último emprego foi de residente jurídica no TRT/MG. A posse no Tribunal completou um ciclo de muito estudo, viagens e provas realizadas, algumas para a magistratura estadual de seu estado de origem. “A sensação é de que chegou a hora da colheita daquilo que plantei”, ressaltou.
O sul mato-grossense Marciel Santos era servidor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), antes do TRT. É formado em Ciência Contábeis.
(Fabyola Coutinho)







