
Uma luxação é uma lesão em que um osso se desloca da sua posição regular em relação a uma articulação. Quando a patela, o osso na frente ao joelho, se movimenta além da sua área normal, ocorre uma lesão grave chamada de luxação de patela, geralmente decorrente de trauma torcional ou alteração da forma do joelho e da patela.
Durante o deslocamento da patela, o paciente tem a sensação de estalido e não consegue movimentar a articulação sem assistência. Há dor, hematoma, edema e hipermobilidade patelar.
O tratamento consiste no controle da dor, alívio da inflamação e restauração gradual da flexibilidade e resistência muscular. Recomenda-se cirurgia quando a luxação de patela ocorre com frequência ou quando não há melhoras com o tratamento conservador.
Geralmente indivíduos com patela alta, joelho valgo, atrofia do músculo vasto medial, displasia patelar e hipermobilidade patelar tem mais chances de sofrer com a lesão. A luxação de patela pode ser prevenida com o trabalho adequado da musculatura do quadríceps, com controle de resistência, força e flexibilidade, além da prática de atividades físicas de maneira adequada.
CRM-RJ 52.93361-9
?
Salas 301/302 – Centro
Setor leste – Centro







