
Massa de ar frio não terá a abrangência e nem a intensidade das duas últimas, mas muitas áreas ficarão 5 °C ou mais abaixo da médio para o período

Vem aí uma nova onda de frio, a quarta de 2025 e a segunda do inverno que oficialmente teve início no dia 20 de junho. De acordo com a Climatempo, essa nova onda de frio também será continental, isto é, o ar polar entra sobre parte do interior do Brasil.
Você quer entender como usar o clima a seu favor?Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.
No entanto, ela não terá abrangência e nem a intensidade das duas últimas massas de ar frio que avançaram com muita força não apenas sobre o Sul, mas também sobre o Sudeste, grande parte do Centro-Oeste e da região Norte.
Quando vai ocorrer a onda de frio?
A quarta onda de frio de 2025 vai atuar entre os dias 30 de junho e 4 de julho. As áreas mais impactadas por esta nova dose de ar polar serão quase todo o Sul do Brasil, a maioria das áreas de Mato Grosso do Sul, o centro-sul e oeste de Mato Grosso, os estados de Rondônia, Acre e o extremo sul do Amazonas.
Em muitas áreas, ainda não deu tempo para ter um aquecimento relevante desde a passagem da onda de frio desta semana. Assim, em parte do Centro-Sul haverá continuidade de dias gelados.
Desta vez, a circulação de ventos sobre a América do Sul não vai permitir o avanço deste ar frio sobre o Sudeste do Brasil. A tendência é de aquecimento em praticamente toda a região nos próximos dias, embora as noites e as primeiras horas da manhã ainda tenham temperaturas amenas.https://www.youtube.com/embed/s2el7FJt2vs
Onde o frio será mais intenso?
O mapa ajuda a entender como será o impacto da quarta onda de frio sobre o Brasil. Nas áreas em azul escuro (mapa abaixo) considera-se a atuação de uma onda de frio e a expectativa é de que as temperaturas fiquem 5 °C ou mais abaixo da média normal para esta época do ano.







