Início CIDADANIA Mato Grosso amplia programa que leva cidadania a crianças de escolas estaduais

Mato Grosso amplia programa que leva cidadania a crianças de escolas estaduais

113
0
Google search engine

Por Nara Assis 

                  Seis meses depois de aderir ao programa “Um por todos e todos por um”, o Governo de Mato Grosso ampliou o número de crianças contempladas pela iniciativa, de 3.500 para 100 mil. A expansão foi formalizada nesta terça-feira, 08 de dezembro, com as presenças do ministro chefe da CGU, Controladoria Geral da União, e do cartunista Maurício de Souza, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

                   Por meio de cartilhas ilustradas pelo criador da Turma da Mônica, o projeto trabalha a ética, cidadania, transparência e participação social. O material é aplicado em salas de aula do 5º ano do Ensino Fundamental da rede estadual. O ministro chefe da CGU, Valdir Simão, destacou que Mato Grosso foi o primeiro Estado a aderir ao programa e que a nova meta deve ser atingida em cinco anos

                Com o auxílio do universo lúdico das personagens da Turma da Mônica, a iniciativa oferece aos alunos a oportunidade de conhecer e trabalhar, em atividades em classe e em família, conceitos como cidadania, democracia, interesse público, inclusão social, participação e autoestima. Maurício de Souza ressaltou a importância de conscientizar as crianças e a satisfação em contribuir com o projeto.

                 O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, representou o governador em exercício, Carlos Fávaro, na solenidade. Ele elogiou os temas priorizados pelo projeto e afirmou que a abordagem lúdica desperta o interesse das crianças.

                 A Justiça Federal autorizou a destinação de parte dos recursos recuperados pela Operação Ararath, que investiga um esquema de desvio de dinheiro público em Mato Grosso, para a realização do projeto. A impressão dos kits pedagógicos necessários para atender 100 mil alunos custa R$ 480 mil O procurador chefe da República em Mato Grosso, Gustavo Nogami, afirmou que a destinação de aproximadamente R$ 500 mil apreendidos em ação repressiva visa trabalhar a prevenção, por meio da conscientização das crianças.

                 O secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, frisou que além de envolver professores e alunos, o programa também garante a participação dos pais e da comunidade em geral.O programa é desenvolvido pela CGU, em parceria com o Instituto Cultural Maurício de Sousa. Desde que foi criado, em 2009, a iniciativa já envolveu 400 mil alunos, 13 mil professores e 1.600 escolas.