Início Esportes MATO GROSSO: Equipes de vôlei e basquete masculinos nos ultimos preparativos

MATO GROSSO: Equipes de vôlei e basquete masculinos nos ultimos preparativos

101
0
Google search engine

JOGOS DA JUVENTUDE

                    A competição nacional, nas modalidades individuais e coletivas, ocorre entre os dias 12 e 21, em Londrina-PR. Mais de 3.800 jovens atletas de 15 a 17 anos participam do evento.

 

VIVIANE SAGGIN
Assessoria/Seduc-MT

Equipes de vôlei e basquete masculinos ultimam os preparativos

                   Participando pela primeira vez da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude para atletas de 15 a 17 anos, as equipes masculinas de vôlei, da Escola Estadual Profª Alda Scopel, de Primavera do Leste, e de basquete, da Escola Estadual Profº Nilo Póvoas, do município de Nobres, estão ultimando os preparativos para a competição. Eles partem na próxima semana para a cidade paranaense de Londrina, onde ocorrem as competições, esperançosos e com a expectativa de trazer na bagagem os troféus para suas escolas e municípios. 

                       A equipe de Primavera foi formada em fevereiro deste ano pelos atletas Igor Carvalho e Vitor Hugo Fassbinder (ponteiros), Jonas Hoffman, Marcos Vinicius Nascimento e Matheus Borges (centrais), Juslley Carrijo e Taison da Cunha (opostos) e José Amilton de Jesus (líbero). Alguns deles deixaram suas casas, em municípios como Jaciara, Água Boa, Ribeirãozinho, Canarana e Guiratinga, para estudar na unidade escolar primaverense e integrar-se ao time, sendo motivados pelo sonho de despontar na carreira. Os Jogos Escolares já revelaram vários atletas de alto rendimento, incluindo campeões olímpicos e integrantes das seleções brasileiras de diversas modalidades.

                De acordo com o técnico, professor Roberto Pereira, o time conquistou a vaga para a etapa nacional de forma espetacular, vencendo todos os adversários na fase estadual, sem perder nenhum set e tendo na equipe o atleta eleito melhor levantador da campanha. E para completar, o time também participa pela primeira vez na modalidade de vôlei de praia. “É uma experiência única para eles. Os jogos escolares têm a capacidade de desenvolver o potencial e de inserir socialmente os jovens através do esporte”, destaca.

                Diferentemente da equipe, Roberto é veterano no evento. Esta é a terceira vez consecutiva que participa, sendo que sua estreia foi em Belém/PA (2013), e a segunda vez foi em João Pessoa/PB (2014). Pelo trabalho desenvolvido, em 2013, ele e o atleta Gustavo Galvão, foram convidados para conhecer o Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV) em Saquarema (RJ), e treinar com a seleção brasileira de Vôlei de Praia Escolar. 

                Em 2014, suas equipes conquistaram medalha de bronze no vôlei de praia, e a de prata no vôlei de quadra, garantindo o acesso à primeira divisão dos Jogos Escolares da Juventude neste ano. Nas duas vezes, foi representando a Escola Estadual Paulo Freire, também de Primavera do Leste.

Nobres 

O atual time de basquete, da Escola Estadual Professor Nilo Póvoas, de Nobres, liderado pelo técnico e professor de educação física Luiz Pedro da Silva, é composto por João Marcelo Souza (armador, 17 anos, 1,70 de altura), Moisés André de Almeida (ala/pivô, 17 anos, 1,86m), Victor Costa (ala, 17 anos, 1,80m), Marlon Mello (pivô, 17 anos, 1,80m), Marcelo Furlanetto (armador, 17 anos, 1,70m), Diogo Nardini (pivô e ala/pivô, 17 anos, 1,80m), Douglas Peixoto (ala, 17 anos, 1,68m), Victor Hugo Lima (ala/armador, 15 anos, 1,75m), Gabriel Aime (pivô, 15 anos, 1,82m) e Lucas Santos (ala/armador, 17 anos 1,90m).

Os jovens treinam juntos há quatro anos e já participaram de várias competições, alcançando boas colocações. Em 2015, conquistaram o campeonato estadual, entrando para história do município como a primeira equipe local campeã nos jogos estaduais. “Eles têm muita garra e determinação. A escola vai representar o estado e o município na fase brasileira da competição, e esperamos fazer um bom trabalho, a exemplo do que fizemos até aqui”, comenta Silva.

O técnico diz que o trabalho desenvolvido com a seleção municipal contou sempre com o apoio da comunidade, reunindo escolas, instituições e, principalmente, de entusiastas do esporte. O projeto é realizado pelas escolas estaduais, por meio das aulas de educação física e seus projetos, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer. 

No início teve como maior incentivado o professor Nivaldo, popularmente conhecido como “Fofão”, já falecido. Ele desenvolvia o trabalho de iniciação esportiva em basquete masculino, conquistando muitas vitórias em jogos regionais estudantis, federados e estaduais.

Nos jogos escolares, o time já contou com a contribuição do professor de educação física Antônio Roberto Cabreira Reys, também da Escola Professor Nilo Póvoas, hoje aposentado. Atualmente, os meninos têm um apoio extra, sendo acompanhados também pelo professor William de Souza Romero, que tem dado uma grande contribuição para o desenvolvimento da equipe.