“Hoje nós temos mais de 820 mil hectares de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (i-LPF) em Mato Grosso. É uma área significativa. O Estado está chegando a quase um quarto da meta do paÃs todo para 2020, que são de 4 milhões de hectares. Estou muito satisfeito com o empenho, com o empreendedorismo dos nossos produtores que buscaram essa tecnologia e continuam buscandoâ€.
De janeiro a maio deste ano, a Sedec realizou workshops em 17 municÃpios e capacitações em cinco polos, totalizando 975 participantes para divulgar o Plano ABC, que integra as ações de polÃticas públicas do Governo do Estado na promoção de ações que visam desenvolver o programa Produzir, Conservar e Incluir (PCI), apresentado pelo governador Pedro Taques durante a COP 21, em Paris.
Os temas dos workshopps e capacitação foram direcionados de acordo com a necessidade e caracterÃstica de cada região do Estado. Foram abordados os seguintes temas: Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura Pecuária (ILP), Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs), Sistema Plantio Direto (SPD), Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN), Florestas Plantadas, Tratamento de Dejetos Animais e Adaptação à s Mudanças Climáticas.
A Fazenda 3M trabalha o ILP em parceria com mais duas propriedades e juntas somam 1,6 mil hectares com produção de soja e pecuária. A produtividade na safra 2014/2015, já finalizada para o produtor, chegou a 63 sacas/ha.
Para a realização das rodadas do Plano ABC, a Sedec contou com a parceria da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Famato, Senar, Acrimat, Acrismat, Aprosoja, Banco do Brasil, Arefloresta, Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa) e da Embrapa Agrossilvipastoril.