
Fotos e vÃdeos mostram momentos após acidente com ônibus em Paraty
           Fotos e vÃdeos que circulam no WhatsApp mostram os momentos seguintes ao acidente que deixou 15 mortos e 67 feridos em Paraty, na Costa Verde do Rio, no fim da manhã do domingo, segundo a Secretaria de Defesa Civil do Estado. Em um dos vÃdeos, as testemunhas aparecem de braços abertos, rezando o “Pai Nossoâ€. Outras imagens mostram a equipe de resgate entre dezenas de pessoas deitadas na estrada, na região conhecida como “Morro do Deus Me Livreâ€.
             Muitos voluntários ajudaram no resgate à s vÃtimas, inclusive médicos que estavam passando o feriado na região. Bombeiros de Paraty, Mambucaba, Frade e Angra dos Reis foram acionados ao local. Alguns feridos foram levados para os hospitais em dois helicópteros.
Â
Investigação
         O delegado adjunto da 166ª DP (Angra dos Reis), Márcio Teixeira de Melo, abriu inquérito para investigar o caso e apura se o acidente foi causado pela superlotação, além de desgaste no freio.
— O documento do ônibus permite lotação máxima de 45 passageiros, mas 67 pessoas ficaram feridas, fora os mortos. As testemunhas contaram que ele (motorista) vinha devagar, mas que ganhou velocidade depois de uma curva. Pode ter havido desgaste no freio.
            Em nota, a Colitur lamentou o acidente. O ônibus da empresa, que fazia o trajeto Paraty-Trindade, tombou na pista. “A Colitur lamenta profundamente o ocorrido e informa que está apurando as causas do acidente e prestando todos os esclarecimentos à s autoridades. Informa também que está prestando todo o apoio à s vÃtimas e aos familiares das vÃtimas fatais”, diz o comunicado.
O ônibus possui duas multas por excesso de velocidade, dos dias 3 e 16 de agosto do ano passado.


           A leitora Ana Carolina Galvão, de 31 anos, mora em frente ao Hospital Geral da JapuÃba, em Angra dos Reis, que recebeu vÃtimas do acidente:
— Vi a movimentação de helicópteros e carros do Corpo dos Bombeiros. Eu estou tremendo, muito nervosa. São três ambulâncias no local e carros da PolÃcia Rodoviária Federal. Fiquei sabendo da tragédia pela internet — disse a assessora de talentos.

               Outras vÃtimas foram levadas para o Hospital São Pedro de Alcântara, em Paraty. Outros 10 feridos deram entrada no Hospital de Praia Brava, em Angra dos Reis. A Santa Casa de Ubatuba, no litoral paulista, também recebeu algumas vÃtimas.
Segundo moradores, os ônibus da empresa que circulam em Paraty estão em estado precário.
– Todo mundo sabe que os veÃculos são horrÃveis. Os freios fazem barulho estranho e os amortecedores parecem velhos. Não sabemos se isso causou o acidente, mas a chance é grande. Para piorar, aquela descida do Morro do Deus Me Livre é muito perigosa, não é à toa que deram esse nome – afirmou um morador que preferiu não se identificar.
No Facebook, há uma comunidade com reclamações de passageiros da empresa Colitur, que reúne mais de duas mil pessoas. A última publicação é uma montagem com imagens que mostram “as péssimas condições” dos veÃculos da empresa. De acordo com os internautas, são frequentes os problemas, como rodas e portas soltas, além de acessos para cadeirantes que não funcionam.
Pelo WhatsApp do EXTRA (21 99809 9952 e 21 9 99644 1263), leitores enviaram fotos e vÃdeos com os primeiros-socorros dos feridos e chegada das vÃtimas aos hospitais.

Luto
Em seu perfil no Facebook, o prefeito de Paraty, Carlos José Gama Miranda (PT), o Casé, emitiu um comunicado sobre o acidente, com uma foto de luto. “Este domingo foi um dia de muita tristeza pra mim. Logo que fui comunicado sobre o acidente com o ônibus em Trindade, eu fui até o hospital e pude presenciar as dimensões trágicas deste acidente. Daquele momento em diante, tive que deixar de lado a comoção, para ajudar a colocar em prática todo nosso sistema de atendimento aos feridos”, diz um trecho da nota.
A prefeitura decretou luto oficial de três dias por causa do acidente.
 








