O estado foi convidado para participar de espaços de promoção cultural e turÃstica e terá dois dias exclusivos para mostrar seus principais atrativos
Sedec-MT
Raquel Teixeira/Renata Menezes | Sedec-MTÂ
               Para dar visibilidade aos estados brasileiros, revelando suas principais caracterÃsticas do turismo, da cultura e economia regional, Mato Grosso foi um dos estados convidados a mostrar seu potencial dentro do espaço destinado à cobertura jornalÃstica das OlimpÃadas 2016 – o Rio Media Center (RMC), que reunirá durante o evento aproximadamente 8 mil profissionais de comunicação de todo o mundo. Nos espaços ‘Rio Media Center’ e ‘Casa Brasil’, Mato Grosso apresentará em material promocional os destinos turÃsticos e apresentará a diversidade regional por meio de intervenções culturais e gastronômicas.
A organização do RMC promoveu uma grande ‘vitrine’ para que as federações tenham a oportunidade de se promover e se projetar nacional e internacionalmente. “Será uma excelente oportunidade para o estado tornar visÃvel aos olhos do mundo inteiro todo o seu potencial turÃstico, cultural e econômico. Estaremos divulgando nossas principais belezas naturais, atingindo o maior número de pessoas e, com isso, aumentando as possibilidades de atrair turistas e novos negóciosâ€, comenta o secretário adjunto de Turismo Luis Carlos Nigro.
A ‘Casa Brasil’, instalada no pÃer Mauá, será de livre acesso para o público em geral e contará com shows, apresentações culturais e artÃsticas, transmissão dos jogos, exposições, seminários e outras atividades de promoção do Brasil. Tem previsão de visitação de cerca de 100 mil pessoas por dia.
Media Center
Já no ‘Rio Media Center’ que será destinado aos veÃculos de imprensa de todo o mundo, Mato Grosso levará no dia 13 de agosto um show de cultura com o grupo Flor Ribeirinha, que mostrará a diversidade regional por meio do siriri e cururu, manifestações tÃpicas da terra. Uma aula-demonstração levará aos presentes a arte de confeccionar uma viola de cocho com o mestre Alcides, instrumento tÃpico e sÃmbolo mato-grossense que embala as toadas das rodas de danças. A diversidade da culinária tÃpica do Pantanal será apresentada em um coquetel com comidas da gastronomia dos dois estados. Â