Início TRANSPORTES NÃO HAVERÁ INTERVENÇÃO POLICIAL PARA RETIRADA DE MÁQUINAS DE RESERVA INDÍGENA

NÃO HAVERÁ INTERVENÇÃO POLICIAL PARA RETIRADA DE MÁQUINAS DE RESERVA INDÍGENA

126
0
Google search engine
Reprodução web

            A Secretaria Estadual de Infraestrutura enviou um documento ao Comando da Polícia Militar da cidade de Juína, solicitando intervenção policial para a retirada de maquinários que estão na reserva indígena dos Enawenê Nawê.

            O Comandante do Comando Regional 8, Tenente-Coronel, Wilker, esteve reunido na manhã desta sexta-feira (15.01), na sede da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), onde participaram, o prefeito municipal, Hermes Bergamim, Secretário municipal de Infraestrutura, Renato Tozzo e um representante da Sinfra estadual.

            Após a reunião, ficou decidido que não haverá a intervenção policial para a retirada desses maquinários, como explicou o comandante da PM.

             – Chegamos à conclusão que nesse momento não será necessário à intervenção policial. O poder executivo através do prefeito e secretário vão a aldeia explicar aos índios, a necessidade da retirada desses maquinários– disse Wilker.

           Segundo o prefeito Hermes Lourenço Bergamim, o representante da FUNAI, Adejildo José do Nascimento, requereu um documento que firme um compromisso do poder publico com a aldeia de levar no período da seca uma maquina para a continuação dos trabalhos.

            – O funcionário que hoje que está na FUNAI nos pediu um papel por escrito que nós voltaremos com uma máquina dentro da reserva no período da seca. O órgão se prontificou a ir lá conversar com a comunidade indígena explicar que está chovendo demais que não tem como fazer nada. Vamos fazer um documento em que a prefeitura se prontifica a colocar uma maquina para quebrar o cascalho e enviar a FUNAI agora à tarde- explicou Bergamim.

             Indagado de como seria a reação dos índios com o anuncio da retirada dos maquinários, o prefeito acredita que eles entenderão porque nessa época não tem condições de fazer estradas devido o período chuvoso e os maquinários que lá estão não podem ficar parados porque tem um custo em torno de R$ 20 mil e o que precisa hoje na estrada é um trator esteira, disse.

                Os maquinários que estão na reserva indígena são quatro caminhões e uma patrol.  PorJuína News