Início Meio Ambiente Nível do Guaíba pode superar novo recorde histórico com mais chuvas no...

Nível do Guaíba pode superar novo recorde histórico com mais chuvas no RS

116
0
Google search engine

Previsões indicam que o nível pode chegar a 5,5 m, ultrapassando o recorde de 5,33 metros batido na semana passada

Lucas Soares

Imagem de satélite do Rio Grande do Sul depois da chuvas intensas
Rio Grande do Sul depois das chuvas intensas (Imagem: Inpe)

previsão de mais chuvas para o Rio Grande do Sul nos próximos dias pode fazer o Guaíba bater um novo recorde de cheia. De acordo com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre os dias 13 e 14 de maio a água pode superar os 5,5 metros.

No último dia 5, o Guaíba chegou em sua maior marca, de 5,33, superando com folga o recorde anterior de 4,75 m, batido na cheia histórica de 1941. Até este sábado (11), o nível estava baixando lentamente. Neste domingo (12), a água deu uma leve subida e na última atualização estava a 4,64 metros.  

Todos os cenários de previsão reafirmam cheia duradoura e confirmam o repique da cheia com nova elevação de níveis para acima de 5 m. O valor do nível máximo a ser atingido entre segunda e terça-feira depende de ocorrência das chuvas adicionais previstas e vento sul forte, podendo alcançar em torno de 5,5 mUFRGS

guaiba
Projeção da UFRGS aponta que Guaíba pode chegar a 5,5 metros na próxima semana — Foto: Divulgação

Retorno das chuvas ao RS causando aumento no Guaíba

 O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmetcolocou parte do estado em alerta vermelho de “Grande Perigo”. O aviso começou no sábado (11) e dura até este domingo (12).

De acordo com o órgão há “grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”. As áreas afetadas, incluem a região metropolitana de Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, toda a região noroeste do estado e partes do sul de Santa Catarina.

Segundo o mais recente balanço da Defesa Civil, subiu para 143 o número de mortes confirmadas pelas fortes chuvas e enchentes que atingem o estado gaúcho. São mais de 400 mil pessoas desalojadas e aproximadamente 70 mil em abrigos.