Início Justiça e Você NORTÃO: Juízes elogiam presença da CGJ nas comarcas

NORTÃO: Juízes elogiam presença da CGJ nas comarcas

139
0
Google search engine
          Na primeira etapa das correições promovidas pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) em 2018, seis comarcas do polo de Alta Floresta foram visitadas por duas equipes de trabalho, de 19 a 23 de fevereiro. A desembargadora corregedora Maria Aparecida Ribeiro passou por todas as unidades, se reuniu com os magistrados, levou uma mensagem de apoio e otimismo, orientou e esclareceu dúvidas. Os juízes ficaram agradecidos pelo suporte e elogiaram a iniciativa. Servidores também se mostraram satisfeitos com a contribuição dos assessores das comitivas.
 
          Conforme Maria Aparecida, o objetivo das correições é averiguar a regularidade dos serviços administrativos e judiciários executados nas comarcas, além de orientar para uma melhor organização das rotinas em busca da efetividade na prestação jurisdicional, da diminuição do estoque processual e da redução da taxa de congestionamento. As atividades correicionais são realizadas pelas juízas auxiliares Ana Cristina Silva Mendes e Jaqueline Cherulli, sob a supervisão da corregedora.
 
                A desembargadora ressalta ainda que os magistrados se sentem valorizados e motivados com a presença da equipe da CGJ-MT e da corregedora. “Inicialmente eles ficam apreensivos, mas quando vamos embora eles se sentem aliviados e agradecidos, pois a nossa intenção não é apontar falhas e defeitos, e sim contribuir para melhorar a prestação jurisdicional, apresentar caminhos e soluções”, argumenta Maria Aparecida Ribeiro.
 
              A juíza Suelen Barizon, da Vara Única de Matupá (a 695km de Cuiabá), contou que a avaliação foi positiva. “Além de nos possibilitar levar ao conhecimento da Corregedoria as necessidades específicas da comarca, nos permitiu aprimorar o uso do Apolo, do Siap, e de outros sistemas, bem como trocar experiências e corrigir eventuais falhas”, disse.
 
              Para o juiz Tibério de Lucena Batista, da Vara Única de Apiacás (a 1.010km da capital), a visita foi de extremo valor. “Agradeço à Corregedoria porque esse trabalho é muito importante, principalmente para nós juízes substitutos, que estamos começando”, afirmou, destacando a relevância do novo Manual de Padronização de Rotinas das Secretarias Judiciais, atualizado recentemente pela CGJ-MT. Cada unidade judicial recebeu uma cópia impressa do documento.
 
                  Também foram correicionados os juízes Antônio Fábio da Silva Marquezini, Bruno César Singulani França, Cristiane Padim da Silva, Janaína Rebucci Dezanetti, Milena Ramos de Lima e Souza Paro e Roger Augusto Bim Donega.