
     Â
Cerca de 15 mil pessoas solicitam o documento anualmente na Seduc. A idade mÃnima para pleitear é 18 anos.
Viviane Saggin | Seduc-MTÂ
      O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está com inscrições abertas até o próximo dia 20. Realizado anualmente por milhões de candidatos, que têm o objetivo de se auto avaliarem ou de ingressar em uma instituição de ensino superior utilizando a nota obtida, o Exame também é uma oportunidade para quem deseja conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio – embora seja obrigatório para todos os alunos que estão concluindo esse nÃvel de ensino no paÃs.
          Para isso, o interessado deve se inscrever e realizar a prova exatamente como os demais, para que depois, munido de seu boletim individual de desempenho, busque os caminhos formais para a certificação. A idade mÃnima para pleitear certificação é 18 anos completos até a data da prova – que nesta edição ocorre nos dias 5 e 6 de novembro.
          De acordo com o responsável pelo Exame Certificador da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Seduc, Antônio Marcos de Mattos, a certificação com base nos resultados do Enem destina-se à s pessoas que não concluÃram o ensino médio em tempo regulamentar (Art. 37 da seção V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Anexo I), inclusive à s pessoas privadas de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas ou que estão fora do sistema escolar.
         “Este é um benefÃcio muito importante para pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos formais no tempo regulamentar, mas precisam do certificado para participar de concursos, entrar na universidade ou conseguir um emprego que exija esse nÃvel de escolaridadeâ€, exemplifica o professor.
Critérios
      O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas AnÃsio Teixeira (INEP) criaram Portarias que definem o que é necessário fazer para conseguir a certificação do ensino médio através do Enem.
          O candidato deverá indicar que deseja a certificação no ato de inscrição para o Enem 2016, assim, ele já estará se inscrevendo com este objetivo pré-definido. Além disso, também é necessário informar, no ato de inscrição, qual será a sua Instituição Certificadora (no caso de Mato Grosso: Seduc e Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT).
          Há uma exigência que é fixa – os candidatos que forem fazer o pedido de certificação do ensino médio através do Enem 2016 devem ser maiores de 18 anos (essa idade deve estar completa até o dia da primeira prova do Enem 2016).
Outro ponto é em relação à nota adquirida no Enem: o candidato interessado deve obter nota mÃnima igual ou superior a 450,0 pontos em cada uma das áreas de conhecimento analisadas no Exame Nacional. E por fim, a exigência da nota da redação do Enem também é fixa: o candidato deve obter nota mÃnima igual ou superior a 500,0 pontos.
Pedidos
         Após a realização da prova do Enem, os estudantes interessados na certificação devem solicitá-la na sede da Seduc, no Centro PolÃtico Administrativo, em Cuiabá, ou os Centros de Educação de Jovens e Adultos estão instalados em Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Jaciara, Juara, JuÃna, Lucas, Matupá, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Rosário Oeste, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.
          Nos municÃpios que não possuem unidades dos Cejas, os pedidos podem ser feitos nas Assessorias Pedagógicas.







