Início CIDADANIA O Centro de Valorização da Vida (CVV) abre inscrições para novos voluntários...

O Centro de Valorização da Vida (CVV) abre inscrições para novos voluntários e oferece cursos de formação gratuito

90
0
Google search engine

Foto: SupCom ALE-RR

            O voluntário do CVV doa seu tempo e sua atenção para quem deseja conversar com outra pessoa de forma anônima, sigilosa e sem julgamentos ou críticas. Se você tem mais de 18 anos de idade, pelo menos quatro horas disponíveis por semana e vontade de ajudar pessoas, você pode ser um plantonista do Programa de Apoio Emocional do CVV.

                Para isto, você precisa participar de um curso gratuito de preparação de voluntários, em uma de nossas sedes ou no ambiente virtual. As principais frentes de atuação do plantonista são o atendimento por telefone,  voip e chat.

Para se cadastrar e participar gratuitamente do curso presencial ou virtualmente, clique aqui e faça sua inscrição.

Acompanhe aqui nossa agenda de cursos em todo o Brasil

Também é possível ser um voluntário-especialista, nos auxiliando com seus conhecimentos e habilidades próprias, como, por exemplo, na divulgação, captação de recursos ou tecnologias. Nesse caso, pedimos que entre em contato pelo e-mail: comunicacao@cvv.org.br.

 

Por g1 MT

Para ser voluntário do CVV basta ser maior de idade e ter boa vontade — Foto: SupCom ALE-RR

O Centro de Valorização da Vida (CVV), que presta serviço de apoio emocional, abriu inscrições para novos voluntários e está oferecendo cursos de formação. Durante a pandemia, a instituição teve um aumento considerável no número de ligações, no entanto, acabou perdendo voluntários devido ao trabalho remoto.

De acordo com o CVV, em fevereiro de 2020, antes do isolamento social, somente 8% dos atendimentos eram realizados de maneira remota e, dois meses depois, o número já representava mais de 60%.

A todo momento, os 4 mil voluntários ficam dispostos para conversar com as pessoas por telefone, e-mail e um chat no site. Em 2020, foram mais de 3 milhões e 200 mil ligações de todo o Brasil.

As ligações são gratuitas, sigilosas e podem ser atendidas por voluntários de todos os estados. Em Cuiabá, o CVV atende ligações há 30 anos, além de ter criado o programa “CVV Comunidade”, que ensina e aplica cursos para a sociedade conseguir entender e ajudar outras pessoas que precisam ser ouvidas.

De acordo com a instituição, o CVV teve impacto na forma de atuar durante a pandemia de Covid-19. A maioria dos voluntários fazia o atendimento telefônico em um dos mais de 120 postos do CVV em todo o país e, com a necessidade do isolamento social, tiveram que atender remotamente.

Nem todos os voluntários conseguiram se adaptar ao novo modelo e acabaram se afastando da atividade.

Para aumentar a capacidade de atendimento, os postos do CVV realizam periodicamente os Cursos Gratuitos de Capacitação e Seleção para novos Voluntários, no qual os candidatos são treinados e selecionados ao longo de cerca de dois meses.

Quase todos os postos adaptaram o curso para o modelo remoto, garantindo segurança a todos participantes, sem deixar de atrair novas pessoas à equipe.

Os interessados em se tornarem voluntários do CVV podem se inscrever pelo site, na página “voluntário”.

Para ser voluntário, basta ter acima de 18 anos e passar por um treinamento de três meses oferecido pela organização social.