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*Por Erik Penna
“Faça o que você faz tão bem, que as pessoas vão querer vê-lo novamente, e vão trazer seus amigos.†(Walt Disney)
        Tenho realizado diversas palestras sobre atendimento ao cliente pelo Brasil e, uma das perguntas mais recorrentes, é: “Como minha equipe deve receber o cliente?â€.
Enumero a seguir os 3 passos básicos para quando os clientes chegarem:
1- Olho no olho
         É preciso olhar nos olhos das pessoas. Hoje, com a correria do cotidiano e tamanha tecnologia para roubar nossa atenção, às vezes nos esquecemos de fazer o básico: Olhar nos olhos das pessoas de forma receptiva e com brilho nos olhos. Apenas recomendo cuidado para que o olhar não seja intimidador.
           Por falar em intimidar, outro dia aconteceu algo assustador e ao mesmo tempo engraçado. Eu estava de mãos dadas com minha filha andando pelo calçadão do centro da cidade onde moramos. De repente, apareceram dois homens gigantes vestidos de preto e nos abordaram falando em voz alta: “Estão precisando de alguma coisa?â€. Eu, assustado, não consegui entender direito o que haviam dito e logo respondi: “Podem levar meu relógio e minha carteira, mas deixem minha filha em pazâ€. Foi quando eles responderam: “Não é um assalto, apenas estamos convidando vocês para entrarem na lojaâ€. Eu disse: “Nossa, que jeito agressivo de abordar, que susto!â€.
2- Sorriso no rosto
O segundo passo é acolher com um sorriso genuÃno no rosto, algo leve, mas que demonstre alegria por sua presença. O sorriso pode ser leve, sutil, mas lembre-se que o objetivo não é flertar, mas sim, atender bem e vender.Â
3- Saudação animada
Faça uma saudação inicial animada, ou seja, com alma. Fale de forma entusiasmada: “Bom diaâ€, “Boa tardeâ€, “Seja bem-vindoâ€. Expresse algo que o cliente perceba que você, de fato, está querendo dizer as palavras que pronunciou.
Estes passos são tão básicos que a maioria dos vendedores esquece de utilizar em seu dia a dia diante do cliente.
O básico de um atendimento de excelência já foi feito. Se quiser ir além e criar uma empatia ainda maior, passe a chamar o cliente pelo nome dele. Alguns vendedores me relatam que não sabem o nome ou esquecem com facilidade. Então, segue outra dica: pergunte o nome e, logo que o cliente responder repita o nome dele. Desta forma, você confirmará a pronúncia correta e começará a gravar o nome do cliente com mais facilidade. Outra dica nesta hora é: ao repetir o nome do cliente, sempre faça uma ligação mental com uma pessoa que você conhece (um parente, amigo ou familiar) e que tenha o mesmo nome ou semelhante.
Para finalizar, ao realizar um atendimento de excelência, busque assuntos positivos para conversar com o cliente. Evite ficar falando de problemas e fatos negativos, seja um mensageiro do otimismo.
* Erik Penna é palestrante motivacional, especialista em vendas, consultor e autor dos livros “A Divertida Arte de Venderâ€, “Motivação Nota 10†e “21 soluções para potencializar seu negócioâ€. Site: www.erikpenna.com.br
Sobre Erik Penna
Ministra palestras de motivação e vendas, realiza consultoria, possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduação em Administração e Marketing pela Universidade Paulista e graduação em Economia pela Universidade de Taubaté.
Aborda nas palestras ensinamentos baseados nas experiências vivenciadas por ele durante a sua carreira como executivo de vendas, professor, escritor, motivador de equipes e gestor corporativo. É autor dos livros “A Divertida Arte de Venderâ€, “Motivação Nota 10â€, “21 soluções para potencializar seu negócio†e coautor dos livros “Gigantes das Vendas†e “Gigantes da Motivaçãoâ€. Site: www.erikpenna.com.br
PatrÃcia Arantes - RZT Comunicação







