Início Agronegócio PEIXOTO DE AZEVEDO TERÁ FRIGORÍFICO DE PEIXE

PEIXOTO DE AZEVEDO TERÁ FRIGORÍFICO DE PEIXE

120
0
Google search engine

Peixoto de Azevedo terá o seu 1º Frigorífico para Abate de Peixes

*Noticia vip

Imagem ilustrativa / web

Trata-se de mais um investimento da Fazenda e Piscicultura Longo

           O Nortão Mato-grossense, cidades como Colíder,  Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, já contam com significante produção de peixe, com bom destaque na  piscicultura, mas vem sendo barrados pela falta de um local para o  abate, assim como um sistema distribuidor.

      Os alunos da Escola Municipal Cecília Meireles tiveram oportunidade de conhecer de perto um dos maiores projetos de criação de peixes de Mato Grosso, a Fazenda de Pirarucus Longo, localizada na Gleba ETA em Peixoto de Azevedo/MT. São cerca de 12.000 peixes distribuídos em 13 tanques espalhados na propriedade que possui 10 hectares de lâmina d’água. Segundo o empresário, Vilamir Longo, algo entorno de 110 toneladas de peixe desta espécie exótica deverão ser inseridas nos mercados local, regional, brasileiro e internacional.

                        Os estudantes integrantes do Projeto Reflorestabilidade puderam constatar a recuperação das áreas degradadas, ou seja, as antigas cavas de garimpo deram lugar aos tanques de piscicultura com dimensões superiores a 7.000 M². O passivo ambiental existente há pelo menos 20 anos foi transformado em potencial alternativa de geração de renda.

               A piscicultura destaca-se como alternativa de recuperação dos passivos ambientais provocados pelo garimpo e eficiente fonte de renda nas pequenas e médias propriedades rurais. A Piscicultura Longo trabalha para viabilização do selo de qualidade e habilitação nos Sistemas de Inspeção Municipal, Estadual e Federal para que possa futuramente exportar carne e promover o aproveitamento dos subprodutos de valor comercial potencial, como é o caso do couro e escamas do Pirarucu.

                  “Para consolidação da atividade estamos buscando parcerias para realização de pesquisas, introdução de novas tecnologias, linhas de produtos para nutrição e até gestão de negócios para futura comercialização. A Piscicultura Longo está trabalhando para fornecer conhecimento técnico, alevinos de pirarucus e toda logística necessária para fomentação desta cadeia produtiva viável e altamente lucrativa. O nosso entusiasmo e motivação é tanto que demos início a construção do frigorífico para abate de peixes dentro da propriedade”, comentou Vilamir Longo.