Início Agronegócio PRODUÇÃO DE CAFÉ EM COLIDER: Alencar Pereira pede estudos sobre viabilidade de...

PRODUÇÃO DE CAFÉ EM COLIDER: Alencar Pereira pede estudos sobre viabilidade de incentivos

101
0
Google search engine
Foto divulgação
240d30c2e547587033703625a537294dAssessoria de Imprensa

 Alencar Pereira pede estudos sobre viabilidade de incentivos à produção de café em Colíder

              Colíder poderá voltar a ser um grande produtor de café. O vereador Alencar Pereira (DEM) encaminhou ao prefeito Noboru Tomiyoshi, ao secretário municipal de Agricultura, Ronaldo Vinha, e à Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) uma indicação onde sugere a realização de estudos sobre a viabilidade de oferecer incentivos aos produtores rurais do município interessados em cultivar a variedade Clonal.

Para Alencar, a revitalização da produção de café, além de contribuir com o fortalecimento do setor produtivo, garantirá a geração de empregos na zona rural de Colíder. “O café clonal é uma variedade muito produtiva e permitirá a diversificação da produção nas propriedades e o aumento da renda das famílias rurais”, comenta.

ALENCAR CAFÉ           O vereador lembra que o seu pai, Clementino Pereira, foi um grande produtor de café em Colíder. “E nós ganhamos muito dinheiro com o café. Com todas as dificuldades, sem tecnologia, a minha família foi uma das primeiras a plantar café no município. Com as novas tecnologias disponíveis, vejo o plantio de café clonal, que tem uma produtividade grande, como uma oportunidade de negócios para Colíder”, destaca.

           Conforme Alencar Pereira, o município de Nova Santa Helena já investe com sucesso no cultivo do café clonal. “Por isso, sugiro através desta minha indicação que a administração municipal e a Empaer realizem um estudo para ver a possibilidade de implantação em Colíder de um programa voltado ao plantio de café clonal, envolvendo cerca de 20 produtores com incentivos e assistência técnica”, pontua.Â