Início EMPREENDEDOR EM DESTAQUE Programa de Embaixadores Choice está com as inscrições abertas; universitários têm até...

Programa de Embaixadores Choice está com as inscrições abertas; universitários têm até 15/7

107
0
Google search engine

EMPREENDEDORA 2

            A Artemisia está selecionando universitários que queiram conectar trabalho, propósito de vida e impacto social; estudantes que tenham uma atitude inovadora e empreendedora. Até 15 de julho estão abertas as inscrições para a décima edição do Programa de Embaixadores Choice. A iniciativa integra o movimento Choice, a maior rede de jovens engajados em transformar a forma de fazer negócios no Brasil.

                 – Criado em 2011, o Choice celebra cinco anos contabilizando 755 lideranças universitárias de 23 Estados e atingiu mais de 80 mil pessoas. Na prática, a Artemisia está investindo na capacitação de uma nova geração de jovens com atitude empreendedora, insatisfeitos com o status quo e que querem construir negócios para um mundo radicalmente melhor.

                    São Paulo, 16 de junho de 2016 – Há cinco anos, a Artemisia – organização pioneira no fomento e disseminação de negócios de impacto social – investe na capacitação de uma nova geração de jovens com atitude empreendedora e inovadora; universitários que estão mudando a forma de fazer negócios no Brasil. Para ampliar ainda mais o número de jovens conectados com o empreendedorismo de impacto, a organização está selecionando estudantes que queiram conectar trabalho, propósito de vida e impacto social – brasileiros dispostos a assumir riscos para romper com os padrões e transformar o país por meio de negócios de impacto social. Os interessados neste desafio têm até 15 de julho para se inscrever e participar da décima edição do Programa de Embaixadores Choice. As inscrições podem ser feitas pelo site  bit.ly/ChoiceEmbaixadores2016

                   Criado em 2011, o Choice já formou 755 lideranças universitárias de 23 Estados; foram atingidos mais de 80 mil pessoas, conectando-as aos negócios de impacto social, que são empresas que oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda. Desde a concepção, o Choice está sendo cocriado com jovens de todo o Brasil, com o objetivo de promover o tema negócios de impacto social por meio da realização de workshops e palestras. O Programa de Embaixadores impulsiona a cultura do empreendedorismo de impacto e colabora ativamente para o desenvolvimento de uma nova geração de jovens que já está mudando a forma de fazer negócios no Brasil – seja trabalhando em negócios de impacto social, seja empreendendo ou trabalhando com pesquisas na área.

                           Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, os selecionados vão passar por uma experiência de liderança que inclui mentoria, desafios teóricos, práticos e workshops. “A missão desse estudante será compartilhar o conhecimento sobre negócios de impacto social na universidade. A experiência integra esse jovem na maior rede de lideranças engajadas no tema no Brasil”, detalha Maure, acrescentando que os selecionados passarão por três dias de formação exclusiva com a equipe da Artemisia.

                         Os novos Embaixadores Choice integrarão uma rede nacional – formada por jovens apaixonados por negócios de impacto social e que têm perfil empreendedor, sonham grande e realizam grande; e são inconformados com a realidade atual. O grupo selecionado será capacitado no tema por meio de uma formação de três dias da Artemisia, terá acesso a materiais de apoio com conteúdos exclusivos e participará de desafios semanais, teóricos e práticos, para ampliar seu repertório e aprofundar seus conhecimentos. Além disso, os participantes terão acesso às principais oportunidades da rede de parceiros da organização. Como parte do Programa, os Embaixadores deverão promover workshops e palestras sobre negócios de impacto social no ambiente acadêmico e criar oportunidades para aumentar a visibilidade sobre o tema nas universidades.

Mudança de paradigma

experiências da minha vida; uma experiência que ajudou a achar o meu  propósito. A participação fez com que eu conhecesse e me conectasse com pessoas incríveis, expandiu o meu leque de oportunidades profissionais. Foi o Choice que mostrou quão possível é mudar o mundo e ganhar dinheiro. Hoje eu faço isso todos os dias”, afirma Letícia, que atua como estagiária na Geekie – negócio de impacto social acelerado pela Artemisia e com foco em educação.

Capacitação de Embaixadores Choice

Para participar do processo seletivo basta ser universitário ou recém-graduado em qualquer curso; ter disponibilidade de tempo para participar da formação de 25 horas – que será realizada em São Paulo e Recife (agenda abaixo). As inscrições podem ser feitas no site do Choice; além do formulário, o candidato deverá gravar um vídeo (com até um minuto de duração). No processo, o candidato responderá questões como onde estuda ou trabalha, falar sobre a sua relação com a universidade e os motivos que o levaram a se identificar com o Choice.

A inscrição será avaliada e, caso seja aprovado, o candidato passará por uma segunda fase, composta por uma entrevista, por telefone ou Skype, conduzida por um profissional da Artemisia. O resultado final do processo seletivo será divulgado por e-mail aos candidatos no dia 28 de julho. A formação acontecerá nas cidades de Recife e São Paulo e

Segundo Matheus Cardoso, 21 anos, Embaixador Choice em 2014, participar do Programa de Embaixadores Choice representou uma mudança total de vida e de conceitos, em especial sobre o que  queria fazer e como queria fazer. “Descobri que realmente desejava empreender um negócio que mudasse vidas; foi aí que comecei o Moradigna”, conta. O então universitário associa o programa ao start para conhecer as oportunidades de empreender um negócio de impacto social. O Moradigna tem foco em reformas de baixa complexidade e regularização fundiária no Jardim Pantanal, zona leste de São Paulo.

Letícia Alves, 19 anos, embaixadora também em 2014, é outro exemplo de como os negócios de impacto social entraram no radar dos universitários e são hoje uma oportunidade de carreira. “Ser parte do Programa de Embaixadores Choice foi uma das melhores m agosto de 2016.

AGENDA

19, 20 e 21 agosto: Recife e São Paulo
26, 27 e 28 agosto: São Paulo

Negócios de impacto social

Novidade há uma década, os negócios de impacto social constituem hoje uma forte tendência da economia, uma vez que propõem um modelo composto por empresas que oferecem, de forma intencional, soluções com potencial de escala para resolver problemas sociais da população de baixa renda. Com o objetivo de disseminar a discussão sobre negócios de impacto social nas principais universidades do Brasil, a Artemisia criou o Movimento Choice.

Na visão da Artemisia, as principais características dos negócios de impacto social são o foco na baixa renda(negócios desenhados de acordo com as necessidades e características da população de baixa renda);intencionalidade (negócios que possuem a missão explícita de causar impacto social e são geridos por empreendedores éticos e responsáveis); potencial de escala (podem ampliar o alcance por meio da expansão do próprio negócio); rentabilidade (possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade sem depender de doações ou subsídios); impacto social relacionado à atividade principal (o produto ou serviço gera diretamente impacto social); e distribuição ou não de dividendos (o negócio pode ou não distribuir dividendos a acionistas não sendo, porém, esse o critério para definir negócios de impacto social).

Com o papel de fazer o Choice acontecer nas universidades, o grupo de Embaixadores tem o desafio de promover workshops sobre negócios sociais e criar oportunidades para aumentar a visibilidade sobre o tema. “Uma nova geração de universitários está promovendo a transformação do país e está repensando a forma de conduzir a carreira ao ter contato com os negócios de impacto social. São vários os casos de universitários que após o contato com o tema mudaram a forma de pensar o futuro profissional; alguns, inclusive, empreenderam negócios de impacto social. Há, também, universitários que optaram por trabalhar em startups com esse viés que une negócio e impacto social. Costumamos dizer que são jovens que entre mudar o mundo e ganhar dinheiro escolheram ficar com os dois”, afirma Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

CHOICE

Criado em 2011 pela Artemisia para disseminar a discussão sobre negócios de impacto social nas principais universidades do Brasil. O Choice soma hoje mais de 80 mil universitários mobilizados em 23 Estados e 755 Embaixadores formados. A maior rede de jovens engajados em negócios de impacto social no Brasil inspira um número cada vez maior de jovens – sobretudo os que têm atitude inovadora e empreendedora, interessados em conectar trabalho, propósito de vida e impacto social.

ARTEMISIA

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a Artemisia possui atualmente escritório em São Paulo.

A Artemisia foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada  por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay. Recentemente, a Artemisia também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar.www.artemisia.org.br

 Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br