Programa Voto Consciente: Criatividade marca lançamento de partidos em escola

    146
    0
    Google search engine

        Lançamento do Programa Voto Consciente 2016 na Escola Estadual Salim Nadaf no Bairro Cristo Rei - Várzea Grande - Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT

       Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT

             Em cerimônia descontraída, alunos, professores e coordenadores da Escola Estadual Deputado Salim Nadaf, em Várzea Grande, lançaram os partidos que representam políticas públicas. Realizado dentro do ambiente escolar, o evento foi organizado pela Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). A ação faz parte do cronograma de atividades do programa Voto Consciente e antecipa as eleições escolares que ocorrerão em novembro deste ano.

                       “É importante que vocês participem do processo político do país, do debate das políticas públicas porque, com certeza, poderão mudar a realidade do nosso país”, disse a coordenadora da Escola Judiciária, Janis Eyer Nakahati, aos alunos na abertura do lançamento dos partidos.

    Composto por cinco jovens estudantes e um docente orientador, cada partido defende medidas necessárias dentro da comunidade escolar.

                     Com propostas de melhorias ao ambiente, o Partido da Educação e Meio Ambiente (PEMA) pretende arborizar toda a comunidade escolar e criar uma horta.  Outra medida idealizada pelo partido é uma área de convivência para os alunos, composta por jogos didáticos.

    Uma das principais propostas apresentadas pelo Partido da Ética e Cidadania (PEC) é a valorização do patrimônio escolar. A ideia do grupo é premiar alunos, de seis em seis meses, que preservarem a instituição. Outra medida defendida pelo partido é a fiscalização dos projetos educacionais já existentes na escola, bem como a criação do grêmio estudantil.

    “Precisamos trazer mais cultura para a escola”, expressou Sandy  Soares, de 17 anos, representante do Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL) na apresentação das propostas da equipe. O intuito do grupo é realizar aulas externas e culturais em cinemas, museus e parques. Outro projeto do partido é a criação do “Dia do Ufa”, em que os alunos se reunirão ao final de cada bimestre para participarem de uma gincana.

     “Eu não vejo isso como apenas um partido ‘mano’. Eu vejo como uma mudança na  escola, ‘tá ligado’? Vamos galera, lutar pelo direito do que é nosso! O futuro da geração é ‘nóis’, fechou? (sic)”. Foi dessa forma que o Partido de Respeito às Diversidades (PRD) chamou a atenção dos colegas, ao apresentar as propostas em forma de Rap. As propostas do partido são: solicitar um psicoterapeuta para atender os alunos que sofrem de bullying; promover palestras com especialistas sobre respeito e diversidades; e premiar com passeios, a sala que não teve casos de bullying registrados.

    O Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS) tem como principal objetivo, a concretização do projeto Piloto, que viabiliza uma mini farmácia dentro da escola, para atender  casos de primeiros socorros aos estudantes.

    Para a professora de português, Margarete Nogueira, que coordena o Voto Consciente dentro da instituição, o programa, apesar de estar no começo, já despertou mudanças na percepção dos estudantes participantes. Segundo a professora, “os alunos têm criado debates dentro das salas de aula, expressando suas opiniões aos colegas, a respeito do processo político do país”.

    Neste momento, os alunos iniciaram a campanha eleitoral, na qual pedirão votos para os companheiros de classe.

     

    Próximas escolas

    No dia 13 de setembro, a escola Dunga Rodrigues, em Várzea Grande, lançará os partidos que representam políticas públicas na comunidade escolar.

    A escola Leônidas Antero de Matos, em Cuiabá, fará o lançamento dos partidos no próximo dia 16 de setembro.

    Já os alunos da escola André Luiz da Silva Reis – localizada em Cuiabá – lançarão os partidos no dia 19 de setembro.

     

    Eleição nas escolas

    Além da escola Deputado Salim Nadaf, outras quatro escolas também aderiram ao programa Voto Consciente. Além de participarem de eventos e visitas no TRE-MT, os estudantes participarão de eleições escolares em novembro deste ano para a escolha de um partido de políticas públicas. O grupo vencedor implantará as ações prometidas dentro da escola, no próximo ano letivo.

    O evento aconteceu em 01 de setembro de 2016

    Gestor Responsável: Assessoria de Comunicação Social 

     

    Â