
História por Stars Insider
Qual seu tipo sanguíneo? Veja as doenças mais comuns em cada grupo©Shutterstock
Em 1930, o Dr. Karl Landsteiner ganhou o Prêmio Nobel por desenvolver o sistema de grupos sanguíneos ABO, o método de classificar os tipos de sangue. É importante saber qual seu tipo sanguíneo na hora de receber ou doar sangue. Uma incompatibilidade pode causar uma reação do sistema imunológico, o que, por sua vez, pode resultar em complicações como insuficiência renal, coagulação sanguínea e, em casos mais extremos, morte.
Felizmente, as sofisticadas técnicas de testes atuais limitaram esses incidentes. No entanto, pesquisas sugerem que há ligações entre o tipo sanguíneo e várias doenças diferentes. Isso significa que conhecer o tipo do seu sangue também pode te alertar para certos tipos de doenças, como esclerose múltipla ou diabetes.
Para saber mais sobre seu tipo sanguíneo e os riscos relacionados à saúde, clique na galeria.
Como o tipo sanguíneo é determinado –
Assim como a cor dos olhos, o tipo sanguíneo é transmitido geneticamente pelos pais. Os tipos sanguíneos são determinados pela presença ou ausência de certos antígenos, que podem desencadear uma resposta imune se forem expostos a substâncias estranhas ao corpo.
© Shutterstock
ABO e os tipos sanguíneos mais comuns –
O sistema de grupo sanguíneo ABO classifica os tipos sanguíneos de acordo com os diferentes tipos de antígenos nos glóbulos vermelhos e anticorpos presentes no plasma. Ao lado do estado do antígeno RhD, eles determinam qual tipo sanguíneo corresponderá a uma transfusão segura.
© Shutterstock
Grupo A –
A superfície dos glóbulos vermelhos desse tipo de sangue contém antígeno A, e o plasma tem anticorpo anti-B. Anticorpos anti-B atacam células sanguíneas que contêm antígeno B.
© Shutterstock
Grupo B –
Em pessoas com tipo sanguíneo B, a superfície dos glóbulos vermelhos contém antígeno B, e o plasma tem anticorpo anti-A. Anticorpos anti-A atacam células sanguíneas que contêm antígeno A.
© Shutterstock
Imagem destacada/divulgação






