
Imagem ilustrativa / reprodução
“Respeite a vida, trabalhe com segurança†e “Acidente de Trabalho não acontece por acaso, mas por descasoâ€, foram algumas das frases utilizadas para a conscientização de empregados e empregadores cujos processos tramitam no estado.
       O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é um marco histórico na luta dos trabalhadores por melhorias nas condições de segurança e saúde no trabalho. Na data, no ano de 1972, ocorreu a implementação do Serviço Obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. O motivo foi a iniciativa do Banco Mundial em cortar os financiamentos para o Brasil, caso o quadro de acidentes de trabalho – extremamente alto na época – não fosse revertido.
Trabalho Seguro
A Justiça do Trabalho possui várias ações para a prevenção de acidentes em todo o Brasil. O Programa Trabalho Seguro, por exemplo, é um deles, criado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Implantado em 2012, tem como principal objetivo reduzir o número de acidentes no trabalho, por meio da formulação e execução de projetos e ações voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da polÃtica nacional de saúde no trabalho.
Em Mato Grosso, o programa é coordenador pelo Getrin, que realiza ações para divulgar a importância da adoção de medidas que protejam o trabalhador. Com este intuito, juÃzes do trabalho já estiveram em vários canteiros de obras para prestar esclarecimentos para trabalhadores e representantes de empresas, especialmente do ramo da construção do estado, setor que figurou como o campeão de acidentes de trabalho no estado durante muitos anos.
 (João Aguiar, com TST)






