Início COMUNIDADE EM PAUTA Rica Matos diz que sua gestão trabalha para garantir maior transparência e...

Rica Matos diz que sua gestão trabalha para garantir maior transparência e credibilidade para a Câmara de Colíder

109
0
Google search engine

             O presidente da Câmara de Colíder, Rica Matos (PSD), avalia que o seu primeiro ano no comando do Legislativo, em 2017, terminou com todas metas propostas alcançadas. “Quando assumi a presidência, prometi realizar uma administração inovadora, focada na economia, na transparência e na eficiência para garantir a imagem e credibilidade da Câmara” pontua.

             Segundo ele, todos os vereadores contribuíram para garantir maior eficiência e a economia. “Não houve limitação de ver verba. Contei apenas com a consciência de cada vereador na redução dos gastos. Economizamos com cópias, telefone e material de expediente. Também foram limitadas as despesas com diárias”.

               “A economia brasileira vive um momento de crise econômica e política. Os administradores municipais, inclusive o prefeito Noboru Tomiyoshi, tiveram que tomar medidas impopulares para equilibrar as finanças e atender às necessidades da população. E na Câmara de Colíder não foi diferente”, ressalta Rica.

Rica Matos acrescenta que, na condição de presidente, atuou de forma democrática, porém firme, para mediar e conduzir as relações entre setores da comunidade e o Executivo, respeitando as manifestações e atendendo a solicitações, fazendo com que os trabalhos da Câmara acontecessem sem incidentes.

O presidente destaca como fundamentais as reuniões semanais realizadas ao longo de 2017 entre o prefeito Noboru e os vereadores. Permitiram a troca de informações e sugestões entre prefeito, parlamentares e secretários municipais. Através destes encontros, conseguimos resgatar a harmonia entre o Legislativo e o governo municipal, fundamental para garantir conquistas importantes para as pessoas de Colíder”.

GESTÃO INOVADORA

Rica Matos também enfatiza o empenho da sua gestão para aproximar a comunidade da Câmara. Além das audiências públicas, ama dessas ações importantes foi a aprovação do projeto de lei, de autoria da vereadora Dóris Sguizardi (DEM) e do presidente, que cria a Câmara de Vereadores Mirins.

A primeira sessão mirim, dentro de uma experiência piloto, foi realizada por alunos da Escola Palmital no diz 13 de novembro de 2017. “O objetivo desse tipo de iniciativa é fortalecer a cidadania, além de estimular o envolvimento do jovem com a política, propiciando aos estudantes momentos de reflexão e aprofundamento sobre o papel do Poder Legislativo”.

Em 2018, Rica Matos tem como meta implantar a Câmara Itinerante, para permitir que as pessoas que moram na área rural possam conhecer o trabalho do Poder Legislativo. “A Câmara irá realizar sessões nos distritos. Será uma oportunidade para o vereador ouvir e discutir com os moradores as demandas e necessidades de cada comunidade, além de viabilizar caminhos para a solução dos problemas junto ao governo municipal”, comenta o presidente.