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Robô Tejota responde a mais de 650 solicitações de usuários desde a implantação do serviço

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TJMT
Mais de 650 solicitações de usuários foram respondidas pelo Robô Tejota desde a última sexta-feira (27/11), quando o Poder Judiciário de Mato Grosso disponibilizou no seu portal, para todo cidadão, um novo canal de acesso a informações sobre os serviços prestados pela Justiça Estadual. A Tecnologia Judicial Otimizada para Atendimento, nome de batismo do Tejota, responde de forma rápida e objetiva as solicitações dos usuários 24 horas por dia, sete dias por semana. Basta acessar o link localizado no canto inferior direito da página inicial do Portal.
Dessas mais de 650 solicitações, a maior parte (433) eram dúvidas sobre consulta processual, 59 pediam números de telefones, 32 perguntavam sobre processos seletivos, 30 queriam certidões; 26 fizeram consultas sobre empréstimos e outros 26 queriam endereços e horário de funcionamento de comarcas, 20 pediram lista de e-mails, 15 trataram de redes sociais, 14 solicitaram normas de videoconferência e 12 questionaram a indisponibilidade do PJe.
Servidor da Coordenadoria Judiciária e autor da iniciativa apresentada ao Núcleo de Inovação, Pablo Marquesi, explicou que o robô passará por melhoramentos contínuos e que as solicitações não respondidas estão sendo analisadas para que as respostas sejam criadas e incluídas no serviço. “Sabemos que algumas solicitações não foram encontradas, isso já era esperado, mas estamos empenhados em tornar o Tejota mais inteligente a cada dia, cadastrando mais informações”, explicou Marquesi.
Juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Núcleo de Inovação do TJMT, Luiz Octávio Saboia Ribeiro disse que o robô, ou chatbot, é destinado aos usuários internos e externos com a intenção de facilitar a busca por informações dos serviços prestados pela Justiça Estadual sem que o usuário tenha que ficar navegando e procurando a informação que precisa nas páginas do site. Ressaltou ainda que as informações armazenadas foram prestadas pelas Coordenadorias do Tribunal de Justiça e tratam dos mais diversos assuntos, tudo respondido em forma de simulação de um diálogo.
“A grande finalidade é que essa busca por informações se torne mais assertiva, mais objetiva, e, principalmente, que seja fornecida ao cidadão, à sociedade, aquela informação desejada, aquela informação específica que possa solucionar sua dúvida naquele momento”, destacou o magistrado.
A construção da inteligência do robô contou com apoio de várias áreas, como Tecnologia da Informação, Comunicação, Presidência, gabinete do juiz auxiliar e do próprio Núcleo de Inovação, ou seja, todos envolvidos no desenvolvimento do produto para que ele pudesse responder corretamente às perguntas.
Nadja Vasques
Coordenadoria de Comunicação do TJMT