

A secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Colíder realizou nesta semana, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Colíder, um ciclo de palestras de prevenção e combate a incêndios florestais, nas escolas Nova Galiléia, Santa Maria do Ouro Verde e Palmital (Marco de Cimento).
O sargento Cavéquia e soldado Granzotti ministraram as palestras, representando o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.
O prefeito Hemerson Máximo destacou que é importante desenvolver ações como essa na zona rural, onde costuma ocorrer vários incêndios florestais nesta época de estiagem.
“Começou o tempo proibitivo das queimadas e nada melhor do que conscientizar a população para terem cuidados em relação aos incêndios florestais, tanto no como evitar quanto no que fazer quando ocorre algo nesse sentido”, disse o gestor.
O secretário de Agricultura Benedito Moreira Brito, destacou que a gestão preza pela preservação do meio ambiente e nesse período a região fica muito suscetível ao fogo.
“Corpo de Bombeiros vem fazendo esse trabalho muito importante na prevenção e combate às queimadas”, pontuou.
O ciclo de palestras foi uma iniciativa do vereador Euler Borges, que acompanhou a apresentação dos trabalhos nas comunidades.
“Fizemos um primeiro contato há alguns meses no sentido de desenvolvermos esse trabalho de prevenção. Infelizmente os incêndios florestais são uma realidade no nosso estado e essa palestra vem de encontro a essa realidade”, explicou o vereador.
Para o Sargento Cavéquia, é importante repassar as informações para a população, de como fazer e o que não fazer em caso de incêndio florestal, bem como sobre a atuação do Corpo de Bombeiros nessas ocorrências.

“Também vamos orientar sobre os riscos que pode causar, as multas, as sanções que podem ocorrer em caso de incêndios principalmente no período proibitivo de queimadas”, pontuou.






