
Â
  O #AbrilVerde é um movimento de iniciativa popular com participação espontânea que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.
      O sÃmbolo do Movimento é o laço verde, pois a cor está associada à saúde e segurança no trabalho. A escolha do mês de abril ocorreu devido a 28 de abril ser Dia Mundial em Memória à s VÃtimas de Acidentes de Trabalho.
Nesta data, no ano de 1969, ocorreu uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da VirgÃnia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador. E desde maio de 2005, o dia 28 foi instituÃdo no Brasil por meio da Lei nº 11.121.
A intenção é concentrar anualmente nesse perÃodo uma série de atividades, dando-lhes mais visibilidade e manifestações de apoio à causa, O objetivo é estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho e alertar para a importância de práticas que reduzam os números de acidentes.
Segundo a OIT dois milhões de pessoas morrem no ano de 2013 por conta de doenças ocupacionais no mundo. Neste panorama, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho. O Brasil encontra-se como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho, são quase 4 mil mortes anualmente em decorrência de acidentes de trabalho. Em 2014, último dado disponÃvel, foram contabilizados 704,1 mil acidentes de trabalho no paÃs, sendo 2.783 mil mortes e 251,5 mil afastamentos por mais de 15 dias.
Diante disso, durante o mês de abril as secretarias de Saúde de ColÃder e dos municÃpios de abrangência (Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita e Nova Santa Helena) estarão mobilizando encontros, palestras, seminários, debate, roda de conversa, divulgação de informativos, sinalizações com o sÃmbolo do laço verde e iluminação esverdeada de edificações públicas e/ou privadas.
Afinal, devemos isto em memória de todos aqueles que, infelizmente, merecem ser lembrados neste 28 de abril, mas, em especial, para evitar que os milhões de trabalhadores brasileiros aumentem a já triste e infeliz estatÃstica oficial. Até porque não existe valor no mundo que possa reparar um trabalhador falecido, mutilado, fÃsica ou mentalmente, por condições de trabalho que não respeitaram as normas de saúde e segurança vigentes em nosso paÃs.

















