Início Segurança SEGURANÇA: curso de Prevenção e Reação Contra a Violência é realizado em...

SEGURANÇA: curso de Prevenção e Reação Contra a Violência é realizado em Alta Floresta

84
0
Google search engine
Assessoria | PJC-MT

               Trinta profissionais de Segurança Pública iniciaram na manhã de terça-feira (07.11), a primeira turma do Curso de Prevenção e Reação Contra a Violência Urbana, na Regional de Alta Floresta, Norte de MT. A capacitação é realizada pela Academia da Polícia Judiciária Civil (Acadepol), em parceria com a Gerência de Operações Especiais (GOE) e Sindicato dos Investigadores (Siagespoc).

O curso tem a finalidade de orientar os profissionais de Segurança em técnicas de prevenção fora do horário de serviço, assim como a avaliação de condições de reação ou não e em caso positivo, como deverá ser essa reação. Na capacitação são abordados temas como janelas de oportunidade, simulação e saque velado.

Integrante da equipe de instrutores, o investigador Rodrigo de Matos Emiliano, explica que o curso é uma necessidade, uma vez que policiais são alvos “Estatísticas mostram que 79% das mortes de policiais acontecem fora do horário de serviço. O profissional de segurança aprende sempre estar no domínio da situação durante o trabalho, porém muitas vezes é pego desprevenido em momentos de folga”, destacou.


Ao todo serão realizadas 14 turmas até dezembro de 2017, atendendo as regionais de Cuiabá, Várzea grande, Alta Floresta, Sinop, Pontes e Lacerda, Cáceres, Nova Mutum, Juína, Barra do Garças, Tangará da Serra, Primavera do Leste, Rondonópolis, Água Boa e Confresa.Na primeira turma, as aulas ministradas pela equipe do GOE são realizadas no Comando da Polícia Militar e na área do parque de exposição em Alta Floresta. A segunda turma do curso será realizada na Regional de Sinop (500 km ao Norte) com início no dia 10 de novembro.

As vagas por turma são voltadas para policiais civis e duas para servidores convidados de outras instituições. O curso com carga horária de 20 horas/aulas é coordenado pela Gerência de Operações Especiais, sendo a supervisão realizada pedagógica pela Acadepol.