
Quando no fim do mês de março, deste ano, a Folha de Colider divulgou matéria falando da violação dos direitos dos trabalhadores do Hospital Regional de Colider, no que se refere a atraso no pagamento por parte da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), dos adicionais de plantão noturno, insalubridades e férias já vencidas, conforme denúncia do próprio Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA/MT), bem como várias reclamações, desabafos de servidores em redes sociais, a referida secretaria nos encaminho em 30/03, nota contestando a matéria, conforme segue:
De acordo com o setor técnico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), não procede a informação de atraso dos pagamentos há um ano. Os processos estão sendo pagos conforme a apresentação dos documentos por parte do Hospital Regional e são efetivados de acordo com a legislação vigente.
E contradizendo a nota acima, ocorreu ontem(22/04), na frente do Hospital Regional em Colider um manifesto com a participação de vários profissionais daquela instituição pública de saúde, chamando através de discurso, cartazes e faixas diversas a atenção do Governador do Estado, para a questão, onde conforme fala do Técnico de Enfermagem, Fernandes Aquino, é bastante crítica a situação que estão vivendo muitos servidores daquela Casa de Saúde, com contas atrasadas, sofrendo humilhação, vergonha por não poder cumprir com seus compromissos devido ao atraso no pagamento dos seus direitos de serviços prestados no sentido de atender a comunidade.
A informação é que o atraso de quase 10 meses, ou seja, de julho de 2020 à abril de 2021, mês esse já se fechando, envolve todos os servidores do Hospital Regional de Colider, do administrativo, limpeza, cozinha à enfermagem, todos com atrasos nos seus recebimentos de Adicionais noturno, Adicionais de insalubridade, Plantões e Ferias. E a revolta dos servidores, conforme disse à Folha de Colider o Técnico de Enfermagem Fernandes, é que o Governador Mauro Mendes em entrevista a imprensa, diz desconhecer alguns desses direitos, bem como os atrasos reivindicados.
Em contato com a Secretaria Estadual de Saúde na manhã desta sexta-feira(24), buscando ouvir sobre o referido manifesto, nossa reportagem obteve a seguinte resposta:
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informa que, devido à necessidade de ajustes e conformidades nos processos de pagamento dos servidores do Hospital Regional de Colíder, os valores de plantões e adicionais noturnos relativos até o mês de novembro de 2020 serão pagos até o dia 30 de abril. Já os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021 serão regularizados até o dia 10 de maio, em folha complementar. Contudo, a gestão estadual informa que os pagamentos do adicional de insalubridade estão regulares no Hospital Regional de Colíder, não havendo qualquer pendência. A SES também desconhece pendências relativas às férias dos servidores desta unidade hospitalar.
Lamentamos, lamentamos muito esse triste episódio envolvendo servidores do único hospital público da nossa cidade. Como não bastasse o impacto que produz a pandemia na saúde mental do trabalhador, que atua no dia-a-dia em meio a grande tensão, angustiados com o sofrimento de tantas pessoas, temerosos por suas vidas; enfrentando a falta de equipamentos e às vezes, até medicamentos para atendimento dos pacientes, ainda convivem com o sentimento de desamparo, com o psicológico abalado pelas necessidades, as carências sofridas por suas famílias sem o devido provimento.
Da redação Folha de Colider
Fotos:Divulgação/Assessoria








