
          Atendendo a proposta nacional de formar 600 sanitaristas no paÃs, a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP/MT) é uma das escolhidas para elaborar e desenvolver um novo ciclo de formação no Brasil. Será realizada na próxima segunda-feira (19.09), no auditório da ESP, à s 8h, a abertura de curso de especialização em saúde pública.
      O curso está sendo desenvolvido pela ESP em parceria com a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedeEscola) e o Ministério da Saúde. O foco é a qualidade, atualidade e regularidade na estruturação da oferta educativa, respeitando a diversidade locorregional e fortalecendo as polÃticas de saúde e o SUS no paÃs e no estado.
       A abertura contará com a presença da professora doutora Rosa Maria Pinheiro de Souza, coordenadora da Secretaria Técnica Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedeEscola/Fiocruz), e da professora doutora Tatiana Wargas de Farias Baptista, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Ela fará a aula inaugural com o tema “O planejamento estratégico comunicativo como instrumento de fortalecimento do SUS”.
Sobre o curso
      São duas turmas de 30 alunos, com 380 horas/aula. A ESP optou por uma matriz curricular por competência e, em especial, pela metodologia da problematização. Constará de seis momentos pedagógicos presenciais de 40 horas e de momentos pedagógicos assistidos, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) inaugurando a experiência de oferecer ensino à distância.
      O ambiente virtual de aprendizagem do curso foi construÃdo por técnicos da ESP em parceria com o Telessaúde/MT e o grupo do EAD/ENSP/FIOCRUZ. A seleção dos 30 alunos para a primeira turma/2016 foi realizada e a homologação do resultado ocorreu em 15 de agosto.






