
Foto:NinaSilva

O escritor Siloé de Oliveira doou nesta quinta-feira (18.06) à Secretaria Municipal de Educação o acervo de livros de sociologia e filosofia que pertencia ao filho Glauber Pyramon de Oliveira (39), falecido no dia 17 de maio em acidente em Nova Canaã do Norte. O pioneiro diz que os livros são ricos em informação e podem contribuir para reforçar o conteúdo repassado aos estudantes. A coleção foi recebida pelo secretário Márcio Fernandes.
“A Secretaria de Educação vai criar um lugarzinho para deixar todo esse manancial guardado e à disposição dos alunos e dos professores”, comenta Siloé. “E nós esperamos que esse material seja de grande utilidade em sala de aula para que, em breve, nós tenhamos novos filósofos na nossa cidade. É para perpetuar a história de uma pessoa que foi um aluno exemplar e foi uma pessoa muito importante para a educação do nosso município”, destaca.
MEMORIAL
Márcio Fernandes pontua que é importante preservar esse legado deixado por Glauber de Oliveira. “Também, para que os nossos profissionais, os nossos docentes, possam utilizar esse material, sobretudo, de filosofia e sociologia. Dessa forma, a gente preserva a sua memória e contribui, também, com a formação de novos pensadores no nosso município”, enfatiza o secretário.
O acervo será encaminhado à Escola de Gestores, um projeto da Secretaria de Educação que será instalado na antiga Escola Santa Paulina, na avenida Tancredo Neves. “Nesse espaço, nós criaremos o memorial do professor Glauber, que ficará à disposição de todos os docentes”, informa Márcio Fernandes.
CIDADÃO EXEMPLAR
Glauber era professor e trabalhava na Escola Cleonice Miranda da Silva. “Um menino que começou [a estudar] no Pompeu [Escola Estadual Desmilton Armando Pompeu de Barros], depois na Carrara [Escola Estadual Professora Maria Helena Carrara Missasse] e lapidado pela Pompeu de Barros, também. Chegando da Universidade Federal do Paraná, foi transformado em um dos maiores filósofos na nossa contemporaneidade”, enaltece Siloé.
Texto | Sérgio Ober







