Início Infra-Estrutura TRANSOCEANICA: Mato Grosso vai apoiar a construção de ferrovia

TRANSOCEANICA: Mato Grosso vai apoiar a construção de ferrovia

187
0
Google search engine

THIAGO ANDRADE
Redação/Gcom-MT

 

José Medeiros/Gcom-MT
Evento discutiu a implantação da ferrovia que facilitará a escoação da produção mato-grossense para a China

Evento discutiu a implantação da ferrovia que facilitará a escoação da produção mato-grossense para a China

O governador Pedro Taques anunciou na quarta-feira (10.06) que o Governo do Estado, por meio das empresas públicas, quer apoiar a construção da Ferrovia Transoceânica, que vai ligar o Brasil ao Peru e facilitar o escoamento da produção estadual para a China pelo Oceano Pacífico.

O anúncio foi feito pelo governador durante evento de encerramento da expedição da embaixada chinesa no Brasil e empresários do país. “Em Mato Grosso, nós temos o MT Par, que é uma instituição pública que pode fazer a interlocução com o mercado chinês. Faremos isso por acreditar que os desafios existem para serem superados”, disse.

Para o governador, apesar das diferenças entre a China e Mato Grosso, o chefe do Executivo destacou que os dois povos têm mania de superação. Lembrou que por muitas, assim como a China, o Estado foi desafiado. “Quantas vezes nós ouvíamos que em Mato Grosso não seria possível produzir soja, algodão e hoje somos o maior produtor do Brasil, com 34% da produção do grão e 58% da produção nacional da fibra. A construção dessa ferrovia é o nosso novo desafio, juntos nós vamos superar”, disse.

Taques contou que a perspectiva é de que nos próximos oito anos o Estado terá produção de 200 milhões de toneladas, número igual ao que foi registrado pelo Brasil em 2014. “Nós vamos aumentar imensamente nossa produção, para igualar o que hoje é registrado pela produção nacional. Precisamos ter meios para escoar, por isso essa ferrovia é de extrema importância”, garantiu.

No mesmo sentido, o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, afirmou que ao andar mais de 500 quilômetros em diversos municípios do Estado pode ver o quanto as terras são produtivas e a transformação das cidades. Segundo ele, ao conhecer os números, é inimaginável que há 30 ou 40 anos não havia produção em grande escala em Mato Grosso.

O embaixador avalia que a produção de Mato Grosso faz com que o Estado seja o ponto central da confecção de qualquer grande projeto de transporte para o país. “Certamente vocês terão muito sucesso se conseguirmos transformar isso em realidade”, afirmou.

Para o Li Jinzhang , o projeto além de beneficiar a entrada e saída de mercadoria também vai promover um maior intercâmbio cultural entre as pessoas da América do Sul. “O povo de Mato Grosso pode contar com a força e amizade do povo chinês”, ressaltou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, ressaltou que no momento de crise, como a que o Brasil enfrenta, é necessário que haja grandes investimentos e reforçou que o Poder Legislativo mato-grossense também vai unir esforços para a concretização da obra. “É nos momentos de crise que temos que perceber a oportunidade”, disse.

Representando o Poder Judiciário na discussão sobre a ferrovia, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo da Cunha, ressaltou que o Estado precisa mesmo de grande investimentos em logística para escoar a grande produção. “Nós do Poder Judiciário seremos parceiros desse estado de transformação por que passa Mato Grosso”, garantiu.

O deputado federal Adilton Sachetti afirmou que a bancada de Mato Grosso está unida no Congresso Nacional em busca da implantação da ferrovia. Segundo ele, os congressistas vão cobrar do governo federal agilidade no processo.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta, ressaltou que a cidade está em festa por receber a comitiva do embaixador e de empresários que querem ajudar a região. Também falou sobre a capacidade de produção do médio-norte de Mato Grosso. “Obras deste porte são importantes porque com a nossa capacidade de produção nós podemos contribuir muito com a alimentação mundial”, disse.

Parceria

O governador Pedro Taques também propôs uma parceria ao embaixador chinês. O chefe do Executivo Mato-grossense sugeriu um acordo de cooperação entre o Estado e uma província chinesa. A ideia é facilitar o intercâmbio entre as duas culturas e os negócios.

Pedro Taques também anunciou que levará uma delegação à China entre os meses de outubro e novembro com a finalidade de abrir um escritório no país. O governador acredita que isso fortaleceria as negociações entre empresários dos dois países.

Além disso, o governador afirmou que vai encaminhar à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que torna o dia 10 de junho como o dia da amizade entre Mato Grosso e China. Também afirmou que o Estado está aberto a receber uma “semana chinesa” para estreitar as relações e levar o conhecimento da cultura chinesa aos mato-grossenses.

Imagem ferrovia; reprodução