
Também, informações sobre datas de consulta, exame médico e cirurgia eletiva, a posição dos pacientes na fila de espera e tempo de atendimento
      Os deputados querem também a divulgação das datas de solicitação de consulta, exame médico e cirurgia eletiva, além da posição dos pacientes na fila de espera, a estimativa de tempo médio previsto para atendimento e a relação dos já atendidos com identificação oficial.
FERNANDO LEAL/Assessoria de Gabinete
Â
Â
divulgação
     Cresce na Assembleia Legislativa o apoio de parlamentares à publicação oficial obrigatória na página do Governo de Mato Grosso, na internet, das listas dos pacientes que aguardam por consultas, exames e intervenções cirúrgicas nos estabelecimentos da rede pública estadual de saúde.
       A iniciativa do deputado Romoaldo Júnior (PMDB), com o Projeto de Lei nº 199/2013, foi reforçada por matérias dos deputados Wagner Ramos (PR) e Wilson Santos (PSDB). Além disso, o texto já foi aprovado durante sua primeira votação em plenário e está em fase de estudos pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
       O consenso entre os parlamentares é a importância de se amparar em lei a disponibilização, pela Secretaria Estadual da Saúde, das informações sobre as listas dos pacientes. Eles também concordam que os dados a serem divulgados devem conter, entre outros detalhes, a relação dos inscritos habilitados e seus números do CPF – o Cadastro de Pessoas FÃsicas da Receita Federal.
Os deputados querem também a divulgação das datas de solicitação de consulta, exame médico e cirurgia eletiva, além da posição dos pacientes na fila de espera, a estimativa de tempo médio previsto para atendimento e a relação dos já atendidos com identificação oficial.
Segundo o PL 199, as listas disponibilizadas com informações deverão ser especÃficas para cada tipo de consulta, exame ou cirurgia aguardada e abranger todos os pacientes inscritos nas diversas unidades de saúde do Estado.
Sobre o assunto, o deputado Wagner Ramos citou a Constituição Federal, acerca da competência sobre a defesa da saúde. “O artigo 24 diz que cabe à União, aos estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre previdência social, proteção e defesa da saúde. É a partir desse princÃpio que procuramos trabalhar por uma legislação que beneficie o cidadão mato-grossense na manutenção de sua saúdeâ€, observou o parlamentar.
Entre outras medidas, o governo estadual também deverá divulgar os dados acerca da produção do serviço de controle e das filas para todos os procedimentos. Também, os dados dos exames individuais deverão ser publicados periodicamente. Além disso, fica com autorização prévia a alteração da situação do paciente inscrito na lista de espera para atendimento, com base no critério de gravidade do seu estado clÃnico.







