

“Fique em dia com a vacina. Esteja OK com a prevenção!”. Com esse lema, a Justiça do Trabalho mato-grossense lança a campanha de incentivo à vacinação contra a covid-19. A ação está entre as estratégias de prevenção desenvolvidas pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) durante a pandemia.
A campanha busca sensibilizar as pessoas sobre a importância da imunização e do cumprimento do ciclo vacinal, como destaca a médica do trabalho do Tribunal, Lia Aroma. “A vacina não significa uma proteção permanente. Mas, é uma forma de proteger da evolução de casos mais graves da patologia. A ideia é que ao pegar a covid, você seja assintomático ou que tenha apenas sintomas leves”.
A médica ressalta que a imunização mantém os anticorpos ativos com o passar do tempo. “A vacina existe na nossa vida desde que somos crianças. Todos fomos vacinados na infância, é um tipo de proteção muito usado e muito efetivo. Assim, em um momento de pandemia, como a que vivemos, associado a um surto de influenza, quanto mais proteção melhor”.
Atualmente, o ciclo de imunização da covid-19 é composto por três doses, aplicadas conforme cada laboratório farmacêutico. As duas doses fazem parte do esquema vacinal e a terceira dose, ou dose de reforço, ajuda a reforçar a proteção contra a infecção.
Mato Grosso, assim como o restante do país, vive uma onda crescente de contágios. Contudo, dados do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, informações que também são monitoradas pelo TRT, indicam que o número de internações e casos fatais de covid-19 não acompanha o mesmo ritmo de registro de infecções.
Para o diretor-geral do Tribunal, Marlon Rocha, o efeito positivo na diminuição do número de casos graves indica que o benefício da vacinação supera a eventualidade remota dos efeitos adversos. “Apoiamos a vacinação e acreditamos que seja a medida mais eficaz para preservar vidas humanas nesse tempo de crise”.
Sensibilização e ação
A campanha de incentivo de vacinação lançada pelo Tribunal é mais uma medida de proteção adotada desde o início da pandemia. Além dela, a instituição elaborou protocolos que devem ser seguidos por todo o público interno. As ações, conforme enfatiza a médica Lia Aroma, são importantes tanto dentro do TRT/MT, como fora dele.
“São medidas de segurança que devem se tornar um hábito, como manter sempre o uso de máscara e do álcool em gel, a higienização das mãos e o distanciamento social de pelo menos um metro e meio. É importante também evitar aglomerações, mas se não for possível, ficar de máscara o tempo todo, não tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos e, a partir do momento que houver o contato com um caso positivo ou havendo o surgimento dos sintomas, o isolamento é a principal recomendação”, explica a servidora.
(Fabyola Coutinho)







