Início Cultura, Turismo e Lazer Trio de músicos de Cuiabá lançará CD em Festival Internacional de Artes...

Trio de músicos de Cuiabá lançará CD em Festival Internacional de Artes em Brasília

140
0
Google search engine

trio 1 trio 2 trio 3

                            Nesta próxima terça-feira, dia 15 de setembro inaugura-se o 1.º Festival Internacional de Artes Maçônicas denominado de “Celebration of Apollo” em Brasília – DF. O evento que vai até o dia 20/9 é promovido pela “Association of Masonic Arts” (Associação de Artes Maçônicas) com sede em Washington – DC em parceria com o Grande Oriente do Brasil, outrora fundado por D. Pedro I.

                        Delegações desde o Japão, Nova Zelândia, Índia, Alemanha, França, Itália, enfim dos cinco continentes confirmaram presença num evento original para cerca de mil pessoas da Maçonaria dos Estados Unidos da América, do qual o presidente Barak Obama é membro ativo. O evento tem site: http://masonicarts.net/festival-apollo/

                          Esse festival será uma grande mostra de produções culturais de toda a Maçonaria do  planeta Terra. Isso inclui bens culturais de autores maçons que produzem obras de arte maçônicas na forma de: a) pinturas, b) esculturas, c) poesias, d) músicas, e) livros maçônicos, f) filmes, g) fotografias, h) vídeos documentários, ou seja, toda forma de manifestação do espírito artístico humano.

                         Assim os músicos maçons de Cuiabá, Fred Mil Homens (guitarra flamenca), Filipe Campos (baixolão) e Ney Arruda (violino elétrico) foram convidados a participar da abertura do Festival Apollo, quando farão concerto de câmara no teatro principal do Grande Oriente do Brasil e lançarão mundialmente o CD: “Harmonia: uma Arte Real”.

                      Esse inédito álbum fonográfico é a resultante do trabalho de pesquisa e execução de obras musicais ao vivo em sessões ritualísticas junto a denominada “Coluna da Harmonia” que tivera início há cerca de 3 anos. Foi registrado no CD consagrados mestres da Música Clássica como Smétana, Bizet, Rachmaninoff, Vivaldi, Dvorák entre outros. Ney Arruda assegurou que: “Se tratam de obras musicais que se adéquam à estética da atividade maçônica, uma vez que sua ‘Arte Real’ é reconhecida internacionalmente como uma forma de revelação artística.”

Fred Mil Homens disse que: “Os músicos estão muito felizes e honrados por poder representar Mato Grosso e Cuiabá num festival internacional dessa magnitude.” Filipe Campos considerou também que: “É um raro privilégio fazer um concerto de câmara na abertura de um evento como o ‘Celebration Apollo’, o qual foi o deus da beleza, da harmonia e da perfeição na mitologia grega”.

 

Sobre o Trio de Câmara:

“The Masonic String Trio” é um grupo de Música de Câmara que nasceu do desejo de realizar atividade musical ao vivo na Coluna da Harmonia em Lojas Maçônicas na cidade de Cuiabá.

                    O trio maçônico de cordas é formado por Frederico Mil Homens (guitarra flamenca, violão, guitarra elétrica), Felipe Campos (baixolão e baixo elétrico) e Ney Arruda (violino, viola, rabeca nordestina).

               O trio é composto por músicos experimentados em orquestras e distintas formações camerísticas. Fred Mil Homens é médico de profissão, também é guitarrista de rock e estudou violão clássico com o professor Euclides Jr. Ele acaba de gravar seu 1.º CD solo com obras de Bach, Weiss e Ponce.

                    O baixista Felipe Campos é turismólogo e incursiona pelo rock, todavia igualmente é versado no canto lírico, no qual foi aluno da professora Ângela Barra; já fez recitais de canto em Cuiabá, Lins, Piracicaba e Nagazaki (Japão). Ultimamente vem realizando experiências como engenheiro de gravação.

                 Por sua vez, Ney Arruda é advogado, professor e estudou violino na UFMT com o falecido professor Cézar Wulhynek durante 12 anos. Arruda participou de festivais de música em Brasília e Curitiba; foi aluno do violinista catalão Luiz Soler em Florianópolis (SC) e também da violista Raquel Rodriguez (em Castilla y León), na Espanha. Contatos para concertos de câmara com o trio através do celular: (65) 8152-9065 e o e-mail(fhomens@gmail.com). 

Prof. Ney Alves de Arruda,

Mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela UFSC

Doutor em História pela Universidad Pablo de Olavide – Sevilla – Andalucía – España

“Diploma de Estudios Avanzados” – Universidad de Burgos – Castilla y León – España

Advogado inscrito na OAB/MT – n.º 4021