
        Ultrapassar obstáculos, ganhar bônus, marcar pontuação e abrir atalhos para os melhores caminhos. Itens importantes para chegar ao seu objetivo. O game “Futuro em Jogo” mostra, de forma divertida, como as boas escolhas podem influenciar no futuro de uma criança.
         Nos dias 25, 26 e 27 deste mês, a partir das 10h30, o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) irá apresentar o jogo, criado com intuito de orientar e educar sobre os prejuÃzos da exploração do trabalho infantil. O game estará à disposição da população no Pantanal Shopping, em Cuiabá. A abertura do evento, na segunda-feira (25), contará com a presença da presidente do TRT, desembargadora Beatriz Theodoro.
          O jogo é uma iniciativa do TRT mato-grossense, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT). O Ministério Público do Trabalho (MPT) foi parceiro nesse processo.
Para a juÃza trabalhista Leda Lima, gestora de 1º grau do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil no estado, mais do que entreter, o game educa e promove a reflexão. “A infância é um momento de aprendizado, de brincar, de estudar. Uma escolha errada pode trazer consequências ruins não só no presente, como também no futuro desses pequeninosâ€, disse.
Sobre o game
O jogo possui quatro fases que mostram a infância e a adolescência do personagem. A cada fase, novas dificuldades e elementos são inseridos. Ao longo do caminho, as crianças enfrentam o vilão que oferece álcool e cigarros e ainda obriga o personagem a vender drogas para ele. Situações bem parecidas com a da vida real. Mas a história pode ter um final diferente se forem feitas boas escolhas, como coletar instrumentos musicais, livros ou brincadeiras. Ao optar por esses itens, o jogador fica mais rápido e o ambiente a sua volta permanece cheio de cor.
Â
(Julie Correia / Da Assessoria TRT/MT )







